Profissionais beneficiados pela isenção do rodízio de veículos celebram mudança positiva na rotina

O Coren-SP articulou, junto à Câmara Municipal e Prefeitura de São Paulo, a isenção do rodízio de veículos na capital e conquistou, no início de 2022, esse benefício, que era uma antiga reivindicação da categoria. Em 2023, novamente, a Gestão 2021-2023 conseguiu a extensão do prazo, através do Decreto 61.016/2022, assinado pelo prefeito Ricardo Nunes.

Conselheiros da Gestão 2021-2023 acompanham assinatura do Decreto pelo prefeito Ricardo Nunes

A iniciativa proporcionou uma grande mudança na vida e no cotidiano de mais de 50 mil profissionais de enfermagem, impactando na saúde mental e física, relacionamentos pessoais e bem-estar dos enfermeiros, técnicos e auxiliares. “Nós, conselheiros do Coren-SP assumimos a gestão com o compromisso de melhorar as condições de trabalho e de vida da enfermagem paulista. Somos profissionais da linha de frente e sabemos como o rodízio era um entrave no dia a dia da nossa categoria. Por isso, lutamos até conquistar esse benefício”, afirma o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos.

A enfermeira Fernanda Formagio, do Hospital das Clínicas, descreve os desafios enfrentados para chegar no trabalho nos dias de rodízio e conta como a nova medida têm ajudado na sua rotina. De acordo com a profissional, a restrição do uso do veículo era motivo de estresse, devido às constantes realocações das atividades diárias. “O impacto do rodízio na minha rotina eram enormes. Para chegar a tempo no hospital, saía de casa três horas do início do meu plantão. Porém, após a vitória da isenção, consigo sair com uma hora de antecedência”, comentou.

Já para Márcia Viana, enfermeira do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, o benefício permitiu fortalecer os laços familiares e participar de atividades para renda extra, possibilitando, assim, promover um estilo de vida melhor para sua família. Márcia também conta as experiências vividas com o rodízio, passando por longas noites dormindo no estacionamento do hospital para iniciar o plantão no horário correto e dificuldades para encontrar oportunidades, devido ao longo trajeto percorrido.

No decorrer dos quase dois anos de vigência da medida, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) recebeu o cadastro de 52.833 veículos de profissionais de enfermagem.

Presidente James Francisco dos Santos e vice Érica Chagas em tratativas, em 2021, com o prefeito Ricardo Nunes

Saiba mais: