Evento ‘Coren-SP Com Você’ aproxima o conselho dos profissionais de enfermagem de São José do Rio Preto

Nos dias 25 e 26 de julho, a cidade de São José do Rio Preto sediou mais uma edição do evento “Coren-SP Com Você”. A atividade foi realizada no Hospital de Base de São José do Rio Preto (dia 25) e no Hospital da Criança e Maternidade (dia 26), também em São José do Rio Preto.

Com uma programação repleta de palestras e atividades educativas voltadas aos profissionais de enfermagem, o “Coren-SP Com Você” contou com a participação dos conselheiros Sérgio Cleto, Vanessa Scarcella, Wilza Spiri, Luana Garcia, Patrícia Crivelaro, Eugênio Dantas e Edson José da Luz.

A conselheira Luana Bueno Garcia atuou como mestre de cerimônias nos eventos

As duas atividades contaram com programação semelhante, tendo como primeira palestra uma introdução aos atuais projetos do Coren-SP feita pelo conselheiro Sérgio Cleto.

O conselheiro Sérgio Cleto falou sobre os projetos atuais e a atuação do Coren-SP

Além de dar as boas-vindas aos participantes, Sérgio esclareceu que uma das prioridades da atual gestão do Coren-SP é o interior do estado. “Gostamos de ir para o interior e para as instituições que nos convidam. Eu mesmo sou da região de Adamantina e acredito que o conselho deve estar próximo também dos profissionais das cidades mais distantes da capital”.

Mariana Carolina Vastag palestrou sobre Inteligência Emocional e Relacionamento Interpessoal voltados aos profissionais de enfermagem

A enfermeira psiquiatra Mariana Carolina Vastag fez a segunda palestra do evento, falando sobre inteligência emocional voltada ao profissional de enfermagem.

Dentre as falas de destaque de Mariana, esteve a ideia da função das emoções. Mariana colocou que no mundo contemporâneo as emoções são pouco compreendidas e menos valorizadas do que deveriam. “Cada tipo de emoção predispõe uma ação imediata, sinaliza a direção que nos guia nos recorrentes desafios a serem vivenciados”.

Outro destaque trazido por Mariana foi a ideia dos “cinco faxineiros da saúde mental”, que nos auxiliam a manter nossa saúde mental em dia. “São eles: tempo de sono, tempo para a higiene, boa alimentação, atividade física e tempo para lazer ou família”.

A conselheira e professora Wilza Spiri palestrou sobre os aspectos técnicos e legais da anotação de enfermagem

Representando as Câmaras Técnicas do Coren-SP, a conselheira Wilza Spiri falou sobre registro de enfermagem. “Trata-se de uma obrigação da equipe de enfermagem realizar as anotações da maneira correta, respeitando a legislação como a Resolução 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem, que regulamenta essa atividade profissional da enfermagem”.

Dentre os objetivos da anotação de enfermagem, Wilza, que é professora da Universidade Estadual de São Paulo em Bauru (Unesp), listou: “Os objetivos da anotação de enfermagem são: defesa, atender legislações, segurança do profissional, continuidade da assistência, segurança do paciente, auditoria, ensino e pesquisa”.

Rafaela Marqui Barçanele falou da sua experiência à frente do Time de Anotação de Enfermagem

No dia 25, o evento encerrou-se com a exposição de uma experiência exitosa do próprio Hospital de Base de São José do Rio Preto. A enfermeira Rafaela Marqui Barçanele contou como o time de Registro de enfermagem que ela lidera conseguiu melhorar os indicadores de anotação de enfermagem da instituição.

“A partir da maior atenção dada às anotações de enfermagem, tivemos melhorias significativas em diversas etapas do cuidado. A melhoria nas altas foi de 5,09% para 30,13%. Na admissão de 31,84% para 37,40% e nos encaminhamentos de 19,75% para 19,21%”, contou.

No evento do dia 26, realizado no Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto, a palestra de encerramento foi feita pela enfermeira Ingrith Osana Canassa Vollet, que falou com sensibilidade sobre um tema delicado: o luto perinatal.

Ingrith Osana Canassa Vollet detalhou o impacto que esse tipo de luto pode causar sobre as gestantes ou mães e sobre a família

Em sua palestra, Ingrith detalhou o impacto que esse tipo de luto pode causar sobre as gestantes ou mães e sobre a família, emocionando os presentes com um tema tão delicado.

Projeto conselheiro participativo

Durante os dois dias do evento “Coren-SP Com Você”, os conselheiros Eugênio Dantas e Edson José da Luz se colocaram à disposição dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem, realizando atendimentos dentro do projeto “Conselheiro Participativo”.

Na ocasião, eles prestaram serviços como a renovação das Carteiras de Identidade Profissional e realização de acordos de conciliação de dívidas com o conselho.

Na segunda-feira, dia 24/7, os conselheiros ainda levaram o projeto Conselheiro Participativo à Santa Casa de Penápolis.

“É muito importante o comparecimento dos conselheiros do Coren-SP aqui com a gente e prestarem esse serviço, para que os nossos profissionais não precisem se locomover à subseção de Araçatuba que é a subseção mais próxima da gente”, agradeceu a Responsável Técnica (RT) de enfermagem do hospital, Aline de Alcântara Buzachi Vivian Gaspar.

A próxima edição do “Coren-SP Com Você” será realizada em Bauru, no dia 8/8. Quando abertas, as inscrições para a participação no evento estarão disponíveis na página de Atividades Presenciais do portal do Coren-SP.

Saiba mais: