Coren-SP faz trabalho de aproximação com enfermagem da região da Alta Paulista

O Coren-SP levou o projeto Conselheiro Participativo aos municípios de Panorama, Mirandópolis, Junqueirópolis e Andradina na última semana, realizando atendimentos a profissionais de enfermagem de toda a região e municípios vizinhos. Os atendimentos foram feitos nos dias 26, 27, 28 e 29 de junho.

Em Junqueirópolis, os conselheiros Sérgio Cleto e Marcos Fernandes foram recebidos pelo vice-prefeito, Israel Gumiero, que é também enfermeiro e secretário municipal de saúde.

Os conselheiros Marcos Fernandes (à esquerda) e Sérgio Cleto (à direita) com o vice-prefeito e secretário municipal de saúde de Junqueirópolis, Israel Gumiero (ao centro)

Juntos, os representantes do Coren-SP e da prefeitura fizeram alguns esclarecimentos sobre o piso salarial da enfermagem (Lei 14.434/2022). “Hoje esse é o grande questionamento da enfermagem não só paulista como brasileira. Eu gostaria de recordar que o piso já é lei e isso é irrevogável, o nosso piso consta inclusive da Constituição Federal. Estamos brigando agora para que ele caia o mais rápido possível nos contracheques”, colocou o conselheiro Sérgio.

Veja aqui um vídeo sobre o piso salarial gravado pelos conselheiros e pelo vice-prefeito

Os representantes do Coren-SP aproveitaram as visitas aos municípios da região da Alta Paulista para atender enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem e renovar Carteiras de Identidade Profissional vencidas, realizar acordos de conciliação de dívidas com o conselho e esclarecer diversas dúvidas sobre ética e legislação profissional.

Os conselheiros Fernando Henrique Vieira, Cláudia Satiko e Jordevan Queiroz (à direita) no Hospital Piedade, em Lençóis Paulista

Os conselheiros Jordevan Queiroz, Fernando Henrique Vieira e Cláudia Satiko também participaram das ações.

As instituições visitadas foram: Centro de Saúde “Dr. Sebastião Franceschi” de Junqueirópolis, Centro de Saúde Yoshito Kanzawa de Mirandópolis, Hospital Estadual de Mirandópolis e Hospital Piedade de Lençóis Paulista.