Em congresso inédito, Coren-SP discute atuação da enfermagem na Urgência e Emergência

O I Congresso de Urgência, Emergência e Paciente Crítico foi realizado nos dias 27/6 e 28/6 para apresentar e discutir as diretrizes e competências técnico-cientificas que orientam o exercício correto da enfermagem na área. O evento organizado pelas Câmaras Técnicas e sediado na Uninove Vergueiro, na capital, contou com a presença de representantes da categoria para palestrar e debater sobre Atendimento na PCR, Atualizações sobre protocolos e Cuidados com pacientes com tentativa de suicídio.

Evento lotou auditório da Uninove Vergueiro

O presidente do Coren-SP, Dr. James Francisco dos Santos, discursou sobre a relevância do estímulo à discussão e criação de novas práticas para a atuação dos profissionais de enfermagem nas áreas de Urgência e Emergência. De acordo com o presidente, o fomento ao desenvolvimento de novos métodos para essa categoria resulta na ampliação da assistência de qualidade e, consequentemente, na reversão da reputação da categoria que, por muito tempo, foi vista como um momento irreversível. “O Coren-SP trabalha para fazer com que cada uma das bandeiras e lutas, que estão sendo árduas, sejam vencidas por nós. Não apenas por conselheiros que estão dentro dessa casa, mas por cada um dos mais de dois milhões de profissionais de enfermagem, que, diariamente, fazem com que a saúde brasileira seja promovida da melhor forma possível”.

A conselheira Dra. Maria Madalena Januário Leite considera a realização como uma ferramenta valorosa de aprimoramento das atividades atribuídas aos profissionais de enfermagem. Madalena ainda destaca os esforços produzidos pelo conselho para introduzir os profissionais de sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem às questões éticas e políticas da categoria e diz que, em vista das inúmeras tentativas de procarização das condições de trabalho para a enfermagem, é de suma importância que os profissionais estejam atentos e engajados nas lutas para melhoria da classe.

A primeira divisão do evento discutiu, por meio da mesa redonda: competências do profissional de enfermagem no atendimento de emergência no âmbito hospitalar, pré-hospitalar e na terapia intensiva, métricas e práticas benéficas para o aprimoramento das atividades nos ambientes citados. Nela, houve apresentações da Membro da Comissão de Urgência e Emergência do Cofen, Dra. Marisa Malvestio, e da Coordenadora do Curso de Enfermagem da UNICID, Dra. Wana Paranhos.

A palestra ministrada pelo por James apresentou algumas competências necessárias para a equipe de enfermagem na Terapia Intensiva. Entre as diversas características apresentadas por James, ao longo da palestra, inteligência emocional, desejo constante de aprimoramento e empatia são considerados como essenciais no exercício legal no ambiente de terapia intensiva.

A conselheira e coordenadora das Câmaras Técnicas do Coren-SP, Wilza Carla Spiri, e a vice-presidente do Coren-SP, Erica Chagas, participaram das apresentações da Dra. Luiza Watanabe Dal Ben, Membro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente polo São Paulo, Membro da Academia Brasileira de História da Enfermagem, do Grupo de Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (CEPAG), do Grupo Técnico e Estudos sobre Desospitalização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Coren-SP, e do Major Diógenes Munhoz, Mestre em Administração Pública, Oficial do Corpo de Bombeiros de São Paulo e idealizador do curso de Abordagem a Tentativas de Suicídio, para falarem sobre atendimento de urgência e emergência no ambiente domiciliar e em pacientes com tentativa de suicídio, respectivamente.

Vanessa Morrone, conselheira e coordenadora do GT de Empreendedorismo e Inovação do Coren-SP, moderou a palestra “Atendimento PCR (Adulto E Criança)”, apresentada pela enfermeira e professora adjunta da Unifesp Cássia Regiana Fancini. Nessa divisão, as profissionais tiveram como objetivo proporcionar ensinos sobre as principais causas de parada cardiorrespiratória (PCR) e o suporte necessário para reversão da situação, expondo procedimentos necessários para realização de uma intervenção de qualidade, como diagnóstico neurológico e o plano de cuidado pós-alta.

A palestra “Atendimento do Paciente Traumatizado da Cena a UTI”, ministrada pela conselheira Bruna Busnardo, apresentou as etapas percorridas pela equipe de atendimento pré-hospitalar até a chegada do paciente ao hospital. Durante a apresentação, Bruna conta que a necessidade reavaliação do politraumatizado é essencial para que o paciente chegue em condições minimamente adequadas para que a equipe intrahospitalar possa iniciar suas atividades. 

 A Dra. Virginia Poli, enfermeira e docente do curso de enfermagem da Uninove, deu continuidade à apresentação das condutas necessárias para passagem dos pacientes politraumatizados. Na palestra, Virgina expõe que o destino dos pacientes ocorre mediante a complexidade do trauma e destaca que “a grande vitória da enfermagem é, dentro das possibilidades, ver o paciente o mais recuperado possível”

 A mesa-redonda “Atualizações do Protocolo de AVC e Dor Torácica”, direcionada à discussão sobre os respaldos para boa assistência aos pacientes cardíacos e com AVC, contou com a presença das Dras. Armanda Ornelas, Diretora de Enfermagem do Iamspe, Ana Carolina Queiroz Godoy, Diretora Cientifica do Departamento de Enfermagem da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, e Ana Verena, Gerente de Práticas Assistenciais do Hospital Israelita Albert Einstein.

A conselheira Andrea Cotait moderou a palestra do conselheiro do Coren-SP e professor adjunto da Escola de Enfermagem Paulista, Vinícius Batista dos Santos, sobre “Abordagem do Paciente com Insuficiência Cardíaca: da Emergência a UTI”. Nela, o conselheiro apresentou algumas orientações sobre solicitação de exames laboratoriais, estratificação de risco e pontos de maior atenção durante a internação.

O início das atividades do segundo dia contou com a conselheira Vanessa Scarcela e a especialista em enfermagem cardiovascular pelo instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Dra. Monica Isabelle Lopes Oscalides, para apresentar tópicos relevantes sobre punção arterial, coleta de gasometria, desfibrilação e cardioversão (CVE). A apresentação trouxe conhecimentos a respeito das práticas de mensuração de pressão arterial invasiva, cardioversão elétrica e desfibriladores externos automáticos (DEA) e aparelhos manuais.

Seguindo, a conselheira e coordenadora do Programa Primeiro Emprego, Ana Paula Guarnieri esteve com a enfermeira especialista em enfermagem gerontológica e geriátrica pela Universidade de São Paulo, Dra. Meire Fernanda Pinto para discutir os cuidados necessários para assistência adequada ao idoso na emergência. Ao longo da exposição, Meire comentou que os sistemas e processos de cuidado do idoso influenciam a qualidade do cuidado nas instituições de saúde e destacou que a atmosfera comportamental e emocional entre os profissionais auxilia na assistência, promovendo respeito, confiança e suporte de pacientes e familiares.

A deteriorização clínica da criança e escores pediátricos de alerta foi discutida com a Membro da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Coren-SP, Rosangela Felipini, e a Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, Carolina Vieira Cagnacci Cardili. A apresentação de Carolina pautou os sinais de alerta na criança e escores pediátricos de alerta para diagnóstico precoce.

A palestra “Gerenciando O Atendimento Nas Situações De Catástrofes, Desastres, Eventos Em Massa E Múltiplas Vítimas”, ministrada pelo Dr. Eduardo Fernando de Souza, coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) apresentou os planejamentos estratégicos situacionais e protocolos de preparo e respostas às emergências públicas.

Por fim, a mesa-redonda “Monitorização No Paciente Crítico – Hemodinâmica, Neurológica E Ultrassonografia”, contou com a presença do conselheiro Vinicius, da instrutora de suporte básico de vida e preceptora da residência em enfermagem cardiovascular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Dra. Maksuely de Carvalho Alves, e do enfermeiro com expertise em cuidados neurointensivos, Dr. Renan Martins Ribeiro. A sessão discutiu monitorização hemodinâmica e invasiva, prevenção de danos em pneumotórax e perfuração intracraniana.

Saiba mais: