Presidente do Coren-SP faz palestra na Semana da Enfermagem do Hospital 9 de Julho

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, participou nesta quarta-feira (10) de evento em comemoração à Semana da Enfermagem 2023 no Hospital 9 de Julho, na capital. Na ocasião, James ministrou uma palestra sobre o problema da violência no trabalho no âmbito da enfermagem e como ela pode ser combatida.

O presidente do Coren-SP destacou a vulnerabilidade da enfermagem por estar na linha de frente do cuidado

Em sua fala, direcionada aos profissionais de enfermagem do hospital, James destacou que a enfermagem é a primeira equipe de saúde a ter contato com o paciente e acompanhantes e por isso tende a ser mais impactada por agressões físicas e verbais. “O primeiro contato de qualquer paciente é com o profissional de enfermagem. Quando pensamos em violência temos que pensar nisso”.

Cristina Mizoi, James Francisco dos Santos e Elizabete Mitsui

Em outro momento, o presidente do Coren-SP destacou a importância da empatia entre membros de uma mesma equipe: “Na pandemia vivemos um sofrimento muito grande, e sse situação se refletiu no desenvolvimento da nossa profissão. O distanciamento social e o maior uso das redes sociais nas comunicações cotidianas, fez com que nos distanciássemos um do outro. Eu digo para você que quando um colega meu sofre violência no trabalho, isso afeta diretamente também a mim”.

James foi recebido na instituição pela gerente de enfermagem da UTI, Vanessa Faustino Eugênio; pela gerente de enfermagem da internação, Fernanda Munhoz Penachio; pela diretora assistencial e RT de enfermagem, Cristina Mizoi e pela diretora assistencial corporativa da Dasa, Elizabete Mitsue Pereira.

Galeria de imagens

Saiba mais