Relatório destaca bem-estar dos profissionais da linha de frente como questão de saúde pública

Documento será lançado oficialmente para imprensa, autoridades e entidades representantes do sistema de saúde, no dia 22 de maio, às 9h30, em São Paulo.

Melhorar as condições de trabalho do profissional de saúde é também uma questão de saúde pública. Pensando nisso, o Synergos Brasil e a FGVsaúde, com o apoio da Johnson & Johnson, criaram o projeto Diálogo sobre Políticas para Resiliência e Bem-estar dos Profissionais da Saúde. O objetivo é contribuir com o fortalecimento e valorização dos profissionais da linha de frente da saúde, que são essenciais para a qualidade do atendimento da população brasileira.

A pandemia deu visibilidade ao imprescindível papel destes profissionais para a sociedade brasileira, tornando ainda mais evidente que eles também precisam de cuidados e que é preciso um esforço multissetorial para identificar problemas e buscar soluções. O documento é um primeiro passo para colocar esse tema na agenda do setor, assim como oferecer recomendações de boas práticas e políticas públicas que abordem este desafio.

O relatório, a ser lançado no dia 22 de maio, em São Paulo, é fruto de um evento realizado em março de 2023 que contou com a participação de 22 instituições de referência das diversas partes do sistema de saúde, como representantes dos profissionais de linha de frente, órgãos governamentais, sociedade civil, iniciativa privada, academia e entidades internacionais.

Com esse trabalho, queremos lançar para a sociedade em geral uma reflexão para o campo de saúde e oferecer um conjunto de recomendações que inspirem as distintas instituições existentes a tratar o assunto”, destaca o professor doutor Alberto Ogata, pesquisador da FGVsaúde.

Para isso, esse Relatório oferece um panorama sobre os impactos na saúde dos profissionais da linha de frente, uma revisão da literatura científica atual para subsidiar a reflexão e um conjunto de recomendações para abrir o debate e inspirar engajamento e ações por parte dos diferentes atores envolvidos.

A resiliência deve ser tratada como como uma política de recursos humanos

A literatura mostra que o aumento da resiliência dos profissionais da linha de frente pode ser feito por diversas ações que focam desde o nível dos indivíduos, dos pares, das equipes e até da própria organização.

Segundo a professora Gabriela Lotta, pesquisadora da FGV-EAESP, estas ações, tenham o foco que tiverem, devem ser pensadas numa lógica de política de recursos humanos que combine diferentes medidas. “Além disso, estas medidas devem ser pensadas de forma preventiva e não apenas reativa, ou seja, elas devem compor uma estratégia cotidiana e de longo prazo para gerar resiliência necessária para enfrentar, tanto a rotina, como os momentos de crise”, destaca.

Serviço/ Lançamento

O Relatório do Diálogo sobre Políticas para Resiliência e Bem-estar dos Profissionais da Saúde será apresentado no formato híbrido para imprensa, autoridades e representantes e integrantes do sistema de saúde no próximo dia 22 de maio, às 9h30, no auditório do Instituto Johnson & Johnson (R. Agostinho Cantu, 214 – Butantã). O evento é gratuito e também será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Synergos (www.youtube.com/@synergosinstitute).

Link para inscrições: https://www.eventbrite.com/e/lancamento-do-relatorio-sobre-resiliencia-dos-profissionais-de-saude-tickets-622660864407

Participantes

Gabriela Lotta, Professora e pesquisadora de Administração pública da FGV- EAESP

Donald Berwick, Professor da Universidade de Harvard e Fundador do Institute for Healthcare Improvement