Comissão Nacional de Residência do Cofen apresenta relatório de atividades

Nos últimos quatro anos, grupo ampliou horizontes, expandiu ações e traçou novas perspectivas para o futuro da área no país

A Comissão Nacional de Residência do Conselho Federal de Enfermagem (Conarenf/Cofen) apresentou ao plenário da autarquia, na última semana, o relatório das atividades realizadas. Nos últimos quatro anos, o grupo ampliou horizontes, expandiu ações e traçou novas perspectivas para o futuro da área dentro da profissão no país.

Entre as ações desempenhadas, está a elaboração de pareceres para registros de programas de residência. De 2018 a 2022, foram emitidos um total de 1.477 títulos, concentrados especialmente nas áreas de Enfermagem Obstétrica e Saúde da Família.

Criada em 2001, a Conarenf é reconhecida pela categoria como referência

A comissão ainda integrou a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) e a Comissão Descentralizada Multiprofissional de Residência (Codemu), além de ter trabalhado na articulação do Fórum de Conselhos Federais na área da Saúde.

Criada em 2001 por meio da Resolução Cofen 259/2001, a Conarenf é reconhecida pela categoria como referência, tendo desempenhado nos últimos anos papel de destaque na implantação de programas de Residência e no aperfeiçoamento de programas já existentes em todo o país.

“Desde a instituição da comissão, temos atuado pela melhoria dos programas de residência no país, introduzindo um olhar especial para os registros de especialista na modalidade de residência”, afirma Julita Feitosa, coordenadora da Conarenf. 

Novos panoramas – A comissão trabalha na criação de um manual de análise de processos e registros das residências em Enfermagem. O grupo também tem desenvolvido discussões sobre as diretrizes para regulação da residência em Enfermagem Obstétrica.

Seminário Nacional de Residências em Enfermagem – O evento, que será realizado no dia 18 abril, busca ampliar o diagnóstico situacional de todos os segmentos dos programas de residência no Brasil com o objetivo de elaborar produtos que sirvam de base para a atuação dos Conselhos Regionais relacionados à residência de Enfermagem. O encontro terá transmissão online.

“Realizamos no último ano o seminário a nível regional, com o objetivo de levantar questões relacionadas à preceptoria, tutoria e problemas da residência. Os dados obtidos neste evento também serão discutidos no seminário nacional”, finaliza Julita Feitosa.

Fonte: Ascom – Cofen

Saiba mais: