Revista Tempus lança edição especial sobre práticas de Enfermagem na APS

Edição traz ainda entrevista com a presidente do Cofen, Betânia Santos

Foi publicada a edição especial da Revista Tempus Actas de Saúde Coletiva com artigos científicos sobre os resultados da pesquisa “Práticas de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária à Saúde (APS)”. Com financiamento do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o estudo foi realizado pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB) e pela Rede de Pesquisadores da Enfermagem.

Pesquisa contou com financiamento do Cofen

A pesquisa contou com a participação de 7.308 profissionais de todo o país. Os resultados do estudo estabelecem uma verdadeira radiografia da saúde pública brasileira e revelam o protagonismo da categoria no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A edição traz ainda uma entrevista com a presidente do Cofen, Betânia Santos, sobre a iniciativa de realização da pesquisa e a relevância dos dados obtidos para o aumento da autonomia e da valorização da Enfermagem. “Conhecer e documentar essas práticas fortalece a atuação dos profissionais, respalda seu trabalho, traz voz e visibilidade. As práticas avançadas de Enfermagem são uma realidade no Brasil, sobretudo na Atenção Primária à Saúde, tanto por meio de protocolos, quanto na própria concepção de equipes multidisciplinares nas quais o enfermeiro é peça-chave tanto na assistência quanto na gestão dos trabalhos”, destaca em trecho.

Além do relatório, a pesquisa disponibiliza um site com gráficos detalhados para divulgar o conhecimento de forma ampla e visual, com o objetivo de fomentar outros trabalhos sobre a temática. O estudo teve como parceiros estratégicos o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), a Associação Brasileira de Enfermagem da Família e Comunidade (ABEFACO), a Organização Panamericana de Saúde (OPAS – Brasil) e os Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren) de todo o país.

“A pesquisa chegou ao seu final empírico, mas seus resultados ainda reverberam em produtos de comunicação científica nacional e internacionalmente, seja em formato de livro, evento científico e seus anais, bem como releases e artigos científicos, a exemplo desta edição especial da Revista Tempus Actas em Saúde Coletiva”, afirma Fátima Sousa, coordenadora nacional da pesquisa.

Seminário Internacional – Aconteceu, na última sexta-feira (31), o seminário internacional “Práticas das Enfermeiras e Enfermeiros na Atenção Primária à Saúde (APS): conjugação singulares e plurais”, com a participação de representantes do Brasil, da Colômbia, do Uruguai, do Peru e México. Na ocasião, foram apresentados os relatórios finais da pesquisa. Durante o encontro, os coordenadores da pesquisa nas cinco regiões do país tiveram a oportunidade de apresentar os resultados levantados em cada unidade da federação.

Outras produções – Além dos resultados da pesquisa, foram lançados produtos científicos, como as edições especiais da Revista Enfermagem em Foco, publicação do Cofen e o livro “Práticas das Enfermeiras e Enfermeiros na Atenção Primária à Saúde (APS): Conjugações Singulares e Plurais.” (versões impressa e em e-book).

Fonte: Ascom – Cofen

Saiba mais: