Não Pisa no Meu Piso: Enfermagem se reúne em ato de defesa do piso

Caranavas de diversos estados da federação se encontram em Brasília em ato nacional pelo piso

Profissionais da Enfermagem de todo país estiveram reunidos em Brasília nesta quarta-feira (29/03) em ato de mobilização nacional para aprovação da Medida Provisória (MP) que viabiliza o pagamento do Piso Salarial da categoria.

Os conselheiros Luciano Santos e Wagner Batista (ambos de azul) estão representando o Coren-SP na mobilização nacional realizada em Brasília. O presidente da autarquia, James Francisco dos Santos, também participou da mobilização desta semana na Capital Federal

A manifestação organizada pelas entidades que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem (Aben, Cofen, CNTS, CNTSS, FNE, Anaten e Eneenf), ocorreu na Alameda dos Estados, frente ao Congresso Nacional, como forma de demonstrar a urgência em decidir de forma definitiva os impasses frente à Lei 14.434/2022, que assegura o piso salarial da Enfermagem.

Ato demonstrou a urgência em decidir de forma definitiva a liberação do piso

Representando o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o conselheiro Daniel Menezes, explica que o ato é um momento de união e parceria. “O piso salarial é uma realidade, ele é constituciona.l a Enfermagem respeita o executivo, legislativo e especialmente respeita o judiciário que, neste momento, é que está impedindo o pagamento do piso”, afirmou. “Temos respeito por todos esses poderes, mas estamos aqui para exigir que esses tenham respeito conosco”, concluiu.

Manifestantes cobram que o Governo Federal publique com celeridade a MP que regulamenta a transferência de recursos, já garantidas através da Ementa Constitucional 127, para pagamento do piso da União, Distrito Federal, estados, municípios e entidades filantrópicas, e com base nisso, o Supremo Tribunal Federal (STF) revogue a liminar que suspende os efeitos da lei.

O sistema Cofen/Conselhos Regionais também foi representado pelo Primeiro-tesoureiro Gilney Guerra, além dos presidentes regionais do Coren-SP, Coren-PE, Coren-RJ, Coren-AL e Coren-CE.

Fonte: Ascom/Cofen