Santo André passa a adotar adicional salarial a enfermeiros na função de Responsáveis Técnicos

Os enfermeiros que desempenham a função de Responsáveis Técnicos (RTs) pelos diversos serviços de enfermagem da rede municipal de Santo André recebem, desde o dia 1º de março, um adicional de R$ 1.000,00 pela função.

O adicional para os RTs no município do ABC Paulista busca reconhecer a importância e a contribuição desse profissional na rotina assistencial de enfermagem. O Secretário Municipal de Saúde de Santo André, Gilvan Júnior, explica o motivo do reconhecimento: “O profissional enfermeiro tem papel fundamental dentro das unidades básicas de saúde e de toda a rede da Atenção Primária. No nosso entendimento é justo remunerar os profissionais que acumulam a função de RT, contribuindo na organização de processos administrativos, porque eles acabam se tornando uma referência dentro da unidade, além de motivar os demais profissionais interessados em evoluir na carreira”.

O Secretário Municipal de Saúde de Santo André, Gilvan Júnior

O adicional surgiu das conversas entre o secretário e a enfermeira Marinalva Chiafarelo Santos Ulian, Diretora de Atenção Primária de Saúde do município. “Desde que recebi o convite para gerir a Atenção Primária de Santo André, dentre as pautas, apresentei ao nosso secretário de Saúde, Gilvan Júnior, a necessidade de valorização dos enfermeiros. A sensibilidade e econhecimento em forma de valorização do secretário foi imediata, atribuindo a gratificação aos RTs e apoiando a equipe de coordenação para melhorias diárias aos profissionais. Ações como fortalecimento de recursos humanos, infraestrutura e o Projeto Cuidar de quem Cuida, que tem como objetivo a assistência e acolhimento dos colaboradores da APS são ações de resultados a curto, médio e longo prazo na valorização da equipe”, coloca a profissional, que faz questão de agradecer ao Secretário pela iniciativa.

A Diretora de Atenção Primária de Saúde de Santo André, Marinalva Chiafarelo Santos Ulian

A valorização desses profissionais trouxe benefícios não só para os trabalhadores, mas também para toda a população, por meio do impacto positivo na assistência de enfermagem na rede municipal, como já reconhece o secretário Gilvan Júnior: “Observamos que a valorização destes profissionais trouxe retorno imediato e extremamente positivo dentro das equipes, já que os profissionais que ocupam essa função passaram a se sentir reconhecidos e os demais entenderam que existe a possibilidade de evoluir dentro da carreira”.

Saiba mais: