Enfermeira é nomeada secretária em Vigilância em Saúde e Ambiente

Ethel é especialista em epidemiologia e em Enfermagem de Saúde Pública

A enfermeira, epidemiologista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Ethel Maciel, assumiu a gestão da Secretaria em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde na última semana, em Brasília. 

Formada em enfermagem pela UFES e especializada em enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a profissional compõe ainda o grupo técnico da Organização Mundial de Saúde (OMS) tuberculose e é membro do grupo assessor para eliminação da tuberculose nas Américas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Enfermeira também representa o Brasil na Rede Governamental de Pesquisa em Tuberculose dos países do BRICS

A presidente do Cofen, Betânia Santos, comemorou a nomeação de Ethel Maciel para compor a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. “A enfermagem é a maior força da Saúde brasileira e muito nos alegra saber que estamos ocupando cargos de liderança em pastas importantes do Governo Federal, especialmente dentro do Ministério da Saúde. Desejamos que a enfermeira Ethel realize um trabalho profícuo à frente da secretaria e nos colocamos à disposição para contribuir com a valorização dos profissionais da Saúde do nosso país, especialmente os da enfermagem. Já possuímos o comprometimento reiterado da ministra Nísia Trindade com a nossa valorização salarial e agora, esperamos expandir ainda mais a interlocução junto ao ministério em prol da efetividade do nosso piso”, declarou.

Ethel possui doutorado em saúde coletiva/epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pós-doutorado em epidemiologia pela Johns Hopkins University e será responsável por coordenar o Programa Nacional de Imunização e programas nacionais de combate a doenças transmitidas por vetores, tuberculose, hepatites virais, DST e Aids.

Fonte: Ascom – Cofen

Saiba mais