Coren-SP participa da comemoração dos 30 anos do SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Paulo comemorou seus 30 anos em novembro com em evento na Câmara de Vereadores de São Paulo, com o objetivo celebrar a data e também a excelência no serviço prestado ao longo desse período. A festividade contou com a presença da vice-presidente do Coren-SP, Érica Chagas, e dos conselheiros Fernando Henrique Vieira e Ana Paula Guarnieri.

O evento contou com a presença de representantes de saúde de São Paulo, como Maisa dos Santos, Mauricio Serpa, Érica Chagas e Irene Abramovich

Durante a abertura da comemoração, a vice-presidente foi convidada para discursar sobre a importância do serviço. “É uma grande honra participar de um momento tão importante e simbólico para o SUS. A celebração dos 30 anos simboliza o sucesso de uma política pública que se tornou indispensável na vida dos cidadãos, atingindo um nível de maturidade. A universalidade é um dos pilares estruturantes do SUS, e o SAMU assegura sua manutenção, pois quando uma ambulância é chamada, ela segue seu rumo para salvar vidas, independente da classe social, raça, gênero ou qualquer situação”, disse a representante do Coren-SP.

O SAMU mostra sua grandeza também nos números do cotidiano: as cerca de 3.700 ligações diárias atendidas e 187 mil atendimentos por ano das equipes das ambulâncias ou unidades rápidas de atendimento por motociclista, chamam a atenção. Com esses indicadores, pode-se notar que o serviço é fundamental para a atenção integral às urgências, uma vez que, em parte considerável dos casos, esse atendimento representa o primeiro contato de um profissional de saúde em situações de emergência.

Maisa Ferreira dos Santos, enfermeira e diretora do SAMU São Paulo, explicitou sua felicidade em fazer parte dessa história. A profissional chama a atenção sobre a importância da empatia no trato com o paciente e a priorização da adoção de medidas que visem à diversidade na instituição. “É muito importante para mim ter tido a oportunidade de conduzir o maior serviço de atendimento. Como mulher, negra e mãe, a questão da diversidade é muito importante para todos nós e é nesse eixo de trabalho e com essa diretriz que temos conduzido o SAMU”, finaliza.

Saiba mais: