Coren-SP Educação realiza nova atividade sobre curativos e cuidados de feridas

Em continuidade às atividades voltadas para o aprimoramento do exercício profissional da enfermagem, o Coren-SP Educação realizou no dia 22/11 (terça-feira) a atividade “Noções Básicas sobre Curativos” realizada pela enfermeira e estomaterapeuta, Wanessa Alves Federico, que também é professora dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE).

De forma simultânea, com participação presencial e on-line, a aula atravessou temas como classificação e tipos de feridas, processos de cicatrização, bem como a escolha do tratamento adequado, além das diferentes funcionalidades dos diversos tipos de coberturas.

A atividade conta com transmissão simultânea para participação remota

Para introdução do assunto, a enfermeira Wanessa iniciou sua palestra abordando os componentes da estrutura que formam a pele. Durante sua explicação, ela citou as funções de cada camada: epiderme, derme e hipoderme, e ainda conta como este órgão pode expressar a história de cada pessoa. “Através dela é possível avaliar elasticidade, complacência, idade e, em alguns casos, detectar cicatrizes de acometimentos anteriores a olho nu”, comenta.

Em definição apresentada por Wanessa, qualquer interrupção da continuidade do tecido corpóreo pode ser considerada uma ferida, seja consequente de trauma físico, químico, mecânico ou por afecção clínica.

Para promover uma melhor experiência aos participantes, a equipe do Coren-SP Educação, preparou cenário com transmissão simultânea para simulação da técnica de avaliação de ferida e realização de curativo, compreendendo desde a limpeza, até a escolha da cobertura ideal.

Ao longo da palestra, é explicitada a importância da atuação de uma equipe multifuncional, pois, segundo Wanessa, para que o processo de cicatrização seja exitoso, é necessário que fatores como apoio psicológico, fortalecimento da musculatura e suporte nutricional estejam em harmonia com o trabalho da enfermagem. “Importante saber que devemos ter a sensibilidade para nos adaptarmos às necessidades individuais de cada paciente”, finaliza.

A enfermeira de educação continuada do Coren-SP Educação, Gisele Gentil, que moderou a atividade, enfatizou a importância do enfermeiro assistencial em se comprometer com o próprio desenvolvimento profissional quanto à prescrição de curativo, correta e assertiva. Gisele ainda referencia a regulamentação da competência da equipe de enfermagem no cuidado a feridas, abordando resoluções e decisões do Cofen. “Na unidade, durante o atendimento diário, o enfermeiro assistencial será o responsável pelo acompanhamento dos pacientes portadores de feridas, por isso, os profissionais devem, por meio de cursos de aprimoramento e atualização, se capacitar para fazer essa avaliação”, diz.

As transmissões podem ser visualizadas posteriormente no canal do Youtube do Coren-SP

Por fim, as enfermeiras esclareceram as dúvidas dos participantes, que também compartilharam experiências trazidas da prática clínica, enriquecendo a discussão. Na oportunidade, foram ainda abordados temas como técnicas de aplicação de curativo, analgesia e maturação da ferida.

As inscrições para participação nas atividades do Coren-SP Educação devem ser realizadas por meio do site em https://portal.coren-sp.gov.br/educacao/.

Saiba mais: