Coren-SP se aproxima de alunos da graduação e curso técnico pelo estado

Por meio do projeto Ingressa Coren-SP, o conselho procura se aproximar de alunos do último ano da graduação e dos cursos técnicos em enfermagem. Com isso, os futuros profissionais são apresentados ao conselho por meio de palestras e recebem a oportunidade de ter a primeira Carteira de Identidade Profissional em mãos de forma facilitada, recebendo o documento já na colação de grau para que possam ingressar prontamente no mercado de trabalho.

Como parte do Ingressa Coren-SP, o coordenador do projeto, conselheiro Márcio Bispo, esteve no campus do Guarujá da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) no dia 1/11, terça-feira, onde fez uma palestra a uma turma de graduandos em enfermagem.

O conselheiro Márcio Bispo com graduandos em enfermagem da Unaerp do Guarujá

O conselheiro falou aos alunos sobre a história do sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, sua atuação e sobre aspectos importantes da ética e da legislação que regulamenta a enfermagem. Márcio também pegou os dados e documentação dos graduandos para que as Carteiras de Identidade Profissionais sejam emitidas e entregues na colação de grau da turma.

Em sua palestra, o conselheiro falou sobre ética e legislação profissional, além de ter contado a história do sistema Cofen/Conselhos Regionais

O coordenador da graduação em enfermagem da Unaerp do Guarujá, professor Gabriel Rodrigues Santana, afirmou que “a palestra contribuiu para o resgate e reflexão do conteúdo sobre legislação e ética no exercício da prática dos futuros enfermeiros. Os alunos precisam dessa aproximação com o objetivo de conhecer melhor a missão, visão de futuro e atributos do seu Conselho de Classe. A aproximação pode contribuir para o desenvolvimento do empoderamento ético-legal dos futuros enfermeiros”.

Márcio Bispo foi recepcionado pela coordenador do curso de enfermagem da Unaerp do Guarujá, professor Gabriel Rodrigues Santana e pelo professor docente José Isaías

Já na sexta-feira, dia 4/11, foi a vez do conselheiro Márcio Bispo fazer a palestra do Ingressa Coren-SP a graduandos da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em São Bernardo do Campo, sendo recebido pela coordenadora de graduação, a professora Simone Garcia Lopes. O conselheiro Eugênio Dantas também acompanhou a atividade.

Faculdade de Medicina do ABC
Os conselheiros Márcio Bispo e Eugênio Dantas foram recebidos pela coordenadora da graduação da FMABC, professora Simone Garcia Lopes

No mesmo, dia, Márcio Bispo e os conselheiros Márcia Rodrigues, Eugênio Dantas, Edson José da Luz e Djalma Vinicius Maiolino de Souza Rodrigues foram à Escola Técnica Sequencial, unidade do Itaim Paulista, na capital.

Os conselheiros Márcio, Eugênio, Márcia, Djalma e Edson na Escola Sequencial, unidade do Itaim Paulista, na capital

Lá, o conselheiro Márcio Bispo apresentou o Ingressa Coren-SP a formandos do curso de técnico e auxiliar de enfermagem em uma palestra. Os conselheiros recolheram os documentos dos estudantes, de forma a darem entrada na emissão facilitada das Carteiras de Identidade Profissional que serão entregues na colação de grau dos futuros técnicos e auxiliares de enfermagem. O professor Wesley, coordenador do curso, recebeu os representantes do Coren-SP.

Alunos durante palestra do conselheiro Márcio Bispo na Escola Sequencial, no Itaim Paulista

A sequencia de atividades do Ingressa Coren-SP se encerrou na última terça-feira (8), com uma visita dos conselheiros Márcio Bispo, Márcia Rodrigues e Eugênio Dantas à Faculdade São Camilo, campus do Ipiranga, na capital. Os conselheiros recolheram a documentação dos graduandos para a emissão facilitada das Carteiras de Identidade profissional.

Os conselheiros Márcia, Márcio e Eugênio com a professora Maria Cristina de Melo Ciaccio, no campus do Ipiranga da Faculdade São Camilo

A professora Maria Cristina de Melo Ciaccio, coordenadora do curso, agradeceu a presença do Coren-SP na instituição: “O projeto Ingressa Coren-SP é muito importante para nossa Instituição, pois proporciona ao nosso formando, no dia da colação de grau, receber o registro profissional e desta forma terá a oportunidade de assumir uma oferta de emprego como enfermeiro, imediatamente, após a sua formatura. É muito interessante está aproximação, pois o conselheiro Márcio Bispo é muito acolhedor e consegue de forma clara e objetiva o que é o conselho e que faz, desmistificando a imagem, que alguns alunos possam ter de um conselho que tem um caráter somente punitivo”, afirmou.

Faculdade São Camilo, campus Ipiranga

O conselheiro Márcio Bispo, por sua vez, agradeceu às instituições de ensino por abrirem as portas ao projeto: “Agradeço a todas as instituições que nos receberam. Assim como é importante para os estudantes terem esse contato inicial com o conselho, também é muito proveito para nós, como conselheiros, termos a oportunidade de dialogar com nossos futuros enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem”.