Conselheiro faz palestra sobre ética e legislação profissional a graduandos da Unifaj e Unimax

Uma das atividades desenvolvidas pelos conselheiros do Coren-SP é a realização de palestras em hospitais e instituições de ensino, sobre temas relativos à legislação, ética profissional, dimensionamento da equipe de enfermagem, registro e anotações de enfermagem e outros assuntos relacionados ao sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

Na noite da última quinta-feira (3), o conselheiro Luciano Santos fez uma dessas palestras a uma turma de alunos da Unifaj – Centro Universitário de Jaguariúna e Unimax, Centro Universitário Max Planck. A atividade foi por videoconferência, tendo como tema “A importância do sistema Cofen/Corens e as principais legislações para o exercício profissional”.

A palestra foi por videoconferência a alunos do primeiro ano da graduação em enfermagem

O conselheiro explicou aos estudantes a história do sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, surgidos ainda nos anos 70 a partir da Lei Federal 5.905/1973. Ele detalhou a função e a atuação do Coren-SP em prol do exercício ético e legal da enfermagem no estado de São Paulo. Luciano também falou sobre as principais legislações como a Lei do Exercício Profissional (Lei federal 7.498/1986) e também o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem – essas legislações e normas devem ser conhecidas por todo profissional da área, de forma a praticar a enfermagem com o máximo de respaldo e segurança para si, para a instituição onde atua e para o paciente.

A professora Elaine Valias Sodré, coordenadora da graduação em enfermagem da Unifaj, afirmou que “a aula foi muito boa. O conselheiro trouxe de uma forma bem atual temáticas relevantes de reflexão e empoderamento para a enfermagem. os alunos perguntaram bastante e se mostraram bem motivados. A aula foi dada a uma turma do primeiro ano, pois temos que trabalhar esses temas desde o início do curso pois constituem uma base muito importante para o futuro profissional”, elogiou.

O conselheiro Luciano também deixou seu agradecimento à turma e à instituição: “Agradeço à Unifaj pela parceria e pela participação na atividade. É importante que os futuros enfermeiros tenham ainda na faculdade contato com conteúdos relacionados à legislação profissional pois isso traz empoderamento a eles e os instrumentaliza para um exercício mais consciente da profissão”, agradeceu o conselheiro.