Coren-SP participa do ‘IV Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem’ na USP

O Coren-SP, representado pelo seu presidente, James Francisco dos Santos, esteve presente na abertura do “IV Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem”, promovido pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP) nos dias 31/10 e 1/11 (segunda e terça-feira). Com o tema “Desenvolvimento Sustentável”, o evento está sendo em formato híbrido presencial/online, com a parte presencial no auditório da Escola, na capital. O evento também serve como parte das comemorações pelos 80 anos da EE-USP.

Regina Szylit; Paulina Kurcgant; James Francisco dos Santos e Heloísa Helena Ciqueto Peres

A mesa de abertura do encontro contou com a participação de Aluísio Augusto, pró-reitor da USP; Regina Szylit, diretora da Escola de Enfermagem; Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini, presidente da Comissão Executiva do evento e Gilberto Tadeu Reis da Silva, representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As professoras Paulina Kurcgant e Heloísa Helena Ciqueto Peres, respectivamente ex-conselheira e conselheira do Coren-SP, também participaram do encontro.

James Francisco dos Santos, Paulina Kurcgant e Gilberto Tadeu Reis da Silva

“A agenda de 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) informa um plano de ação que exige a contribuição dos enfermeiros nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, visando transformar nosso mundo num lugar sem pobreza”, colocou a professora Regina Szylit em sua fala.

A mesa de abertura do evento


Já a professora Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini, reconheceu que “a enfermagem é uma das maiores forças de trabalho na saúde e deve contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, inclusive com aqueles que não estão diretamente relacionados com a área da saúde”.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, agradeceu à Escola de Enfermagem pelo convite: “deixo aqui meu agradecimento à EE-USP pelo convite para participar desse importante evento. Sabemos que o desenvolvimento sustentável é um tema de grande relevância no mundo contemporâneo, pois só melhoraremos nossa sociedade no futuro e atingiremos as metas em 2030 se começarmos a trabalhar desde já e a enfermagem, com seu grande contingente de profissionais, com certeza tem um papel importante nesse panorama”, destacou.

A programação científica do evento prossegue com diversos painéis, simpósios, conferências e apresentações de trabalhos. Mais informações podem ser obtidas neste link.