Conselheira participa de palestra em Clínica Especializada sobre Segurança do Paciente

A conselheira Ivete Trotti esteve, na última quarta-feira (19), na Clínica Especializada em Fraturas e Ortopedia (CEFOR) para ministrar palestra sobre Segurança do Paciente. Durante a atividade, foram abordados temas como metas internacionais, legislação e segurança do paciente na atenção básica.

Durante sua exposição, Ivete alertou que há considerável número de ocasiões em que possíveis danos causados a pacientes podem ser evitados, com a atenção adequada dos profissionais de saúde aos protocolos de segurança. Para a conselheira, o objetivo principal de qualquer instituição de saúde deve ser a adoção de medidas voltadas à priorização da segurança do paciente. “Esses planos devem ser adotados em cada instituição, visando realmente que essas medidas sejam padronizadas e promovam a segurança do paciente, especialmente nas Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente”, reitera.

As conselheiras Ivete Trotti e Andrea Cotait conduziram o evento

Ela também abordou uma realidade que é comum em ambientes hospitalares: a incidência de úlceras por pressão, que podem ser evitadas pelo rodízio de posições do paciente. A palestrante aponta o tema como importante parte do aprimoramento em relação à segurança do paciente e introduz medidas simples como a regularidade da hidratação da pele e a ingestão de líquidos como ferramentas para prevenção dessa complicação.

Após a finalização do evento, a fim de trabalhar os conhecimentos ali adquiridos, uma atividade prática com situações hipotéticas foi aplicada aos profissionais para melhor entendimento sobre quais medidas devem ser tomadas para evitar possíveis eventos adversos.

Atingindo o objetivo principal de engajar o profissional de enfermagem a promover o bem-estar do paciente, Ivete disse estar muito satisfeita com a palestra. A conselheira atribuiu o sucesso também à participação dos profissionais presentes. “Eu acredito que foi de grande aprendizado. Com o pós-teste, acho que houve um aprendizado eficiente”.

Segurança do Paciente

O tópico Segurança do Paciente foi estabelecido como prioridade global para redução de eventos adversos dentro dos hospitais, durante a 72° Assembleia Mundial da Saúde, em 2019. Para que o tema pudesse ser inserido nos ambientes hospitalares, a OMS organizou o assunto em 6 metas para serem alcançadas:

  • Identificação do paciente;
  • Comunicação efetiva;
  • Segurança na vigilância de medicamentos;
  • Cirurgias seguras;
  • Redução de infecções relacionadas a cuidados de saúde; e
  • Redução dos danos resultantes de quedas.

Saiba mais: