Coren-SP promove aprimoramento em primeiros socorros para profissionais de Americana

Os primeiros socorros são técnicas adotadas individual ou coletivamente para resolução de situações emergenciais que requerem auxílio imediato. Para contribuir com o aprimoramento dos profissionais de enfermagem, na última terça-feira (04), a enfermeira especializada em primeiros socorros e conselheira do Coren-SP, Bruna Busnardo, esteve à frente de uma atividade de capacitação para a catgeoria na região de Americana.

Durante a atividade, convulsão, engasgo, queimaduras, parada cardiorrespiratória e outros tipos de acidente que necessitam de assistência imediata foram assuntos abordados para aprimoramento dos enfermeiros presentes. Além do conteúdo teórico, manequins foram utilizados para simulação de eventos adversos.

Com a finalidade de garantir a segurança de crianças nas escolas, a Lei Lucas (13.722/2018), que “torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.”, também foi apresentada durante a atividade.

Bruna Busnardo e turma de profissionais capacitados em Americana.

Pela facilidade de acesso à internet por parte considerável da população, os meios para adquirir conhecimento se ampliaram, visto que conteúdos como o de primeiros socorros são comuns e encontrados facilmente nas plataformas digitais. Segundo Bruna, “a única forma de se manter confiante diante de situações como essa é se preparando antecipadamente e ela aponta a atitude e a capacidade como requisitos essenciais para a devida prestação de socorro.

Ao final da atividade, Bruna se mostrou muito feliz pelo desempenho do grupo e pela oportunidade de transmitir seus conhecimentos e auxiliar no aprimoramento de tantos profissionais. “A sensação é de missão cumprida por poder levar capacitações a tantas pessoas! Fazê-las entenderem que basta ter coragem para realizar e que ali já estão adquirindo conhecimento sobre como prestar os primeiros socorros”, afirma.

Saiba mais: