Conselheiro faz palestra sobre ética e legislação profissional na Faculdade Anhanguera de Campinas

Um dos trabalhos desenvolvidos pelo Coren-SP para estimular o exercício ético e legal da enfermagem no estado de São Paulo, é a realização de palestras em instituições de saúde e universidades sobre temas relacionados à ética profissional, legislação, cálculo de dimensionamento de equipe, anotação de enfermagem, entre outros.

Essas palestras podem ser requisitadas por meio do canal “Fale Conosco” no site do Coren-SP.

Na manhã desta quinta-feira (22), o conselheiro Luciano Santos fez uma dessas palestras, na Faculdade Anhanguera Ouro Verde, em Campinas, com o tema “O sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e as principais legislações profissionais”. Ele foi recepcionado na faculdade pelas professoras Rafaela Saviolli, coordenadora da graduação, e Josefa de Arruda Lima, coordenadora de estágio.

O conselheiro Luciano com as professoras e estudantes de enfermagem da Faculdade Anhanguera Ouro Verde, em Campinas

O conselheiro falou a estudantes e docentes da graduação em enfermagem. Ele contou um pouco da história do sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e sua atuação como sistema regulamentador do exercício profissional em nosso país. A legislação que rege a profissão também foi destaque na palestra, com citações a normas como a Lei Federal nº 5.905/1973 (lei de criação dos Conselhos de Enfermagem), Lei Federal nº 7.498/1986 (lei do exercício profissional) e o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução Cofen nº 564/2017).

A professora Rafaela Saviolli; o conselheiro Luciano Santos e a professora Josefa de Arruda Lima

Estudantes e docentes da graduação em enfermagem da Faculdade Anhanguera Ouro Verde, em Campinas

Um dos tópicos destacados pelo conselheiro foi a importância de todo enfermeiro, obstetriz, técnico e auxiliar de enfermagem conhecer a legislação e as normas que regem a profissão, inclusive o código de ética. Esse conhecimento evita os erros e os desvios éticos, protegendo tanto o profissional quanto o paciente e a instituição de saúde.

Mais imagens