Conselheiro faz palestra sobre anotação de enfermagem no Hospital e Maternidade Galileo, em Valinhos

Um dos trabalhos desenvolvidos pelo Coren-SP é a realização de palestras em instituições de saúde sobre temas relacionados ao exercício profissional, ética e legislação em enfermagem. Essas palestras podem ser solicitadas por meio do canal “Fale Conosco” do conselho.

Na manhã desta terça-feira (20), o conselheiro Luciano Santos foi ao município de Valinhos fazer uma dessas palestras. Ele falou a profissionais de enfermagem do Hospital e Maternidade Galileo, sobre o tema “Anotação de enfermagem e suas implicações éticas e legais”.

O conselheiro Luciano com profissionais da equipe do Hospital e maternidade Galileo

Dentre os assuntos abordados, o conselheiro destacou características que fazem um bom profissional, como conduta ilibada, valores éticos e idoneidade moral. “Você é sua melhor marca”, afirmou.

Integrantes da equipe de enfermagem acompanharam à palestra

Luciano também destacou alguns dos artigos do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução Cofen nº 564/2017) relacionados às anotações de enfermagem, como os artigos 35, 36 e 52. Esses artigos tratam, respectivamente, das obrigações de se apor nome completo nas anotações, assim como o número de inscrição no conselho e a categoria profissional; de se registrar no prontuário as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar, de forma clara e objetiva, cronológica, completa e sem rasuras; e sobre a obrigatoriedade do sigilo sobre fatos de que tenha conhecimento em razão da atividade profissional, exceto nos casos previstos na legislação ou por determinação judicial.

Luciano durante a palestra aos profissionais, em Valinhos

“Fui muito bem recebido pelos profissionais do Hospital Galileo. Gostaria de deixar meus agradecimentos a todos eles, assim como à equipe de gestores: a coordenadora de UTIs, Rubia Cristina nascimento Cunha; a coordenadora de enfermarias e UTI neonatal, Eliana Onafra de Mello; a coordenadora de UCOs, Crislaine Arceno; a supervisora do PA, Kellin Bonato, e o enfermeiro da qualidade, Eliene José Camargos. Coloco o Coren-SP à disposição deles para o que precisarem”, agradeceu o conselheiro após a palestra.

Veja mais imagens da palestra