Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense faz posse de sua nova diretoria na sede do Coren-SP

O Coren-SP sediou a posse da nova diretoria da Sobef – Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense, na manhã desta sexta-feira (2), por meio da cessão de seu auditório da sede, na capital.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, fez a abertura oficial do evento

Além de toda a diretoria eleita da Sobef para a gestão 2022-2025, o evento contou com a presença do presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos; da professora Carmela Alencar, representante da Comissão de Enfermagem Forense do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen); de Carmen Santos, representando a seção paulista da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-SP); e de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Carmela Alencar representou o Cofen

A importância da união e aproximação entre o conselho, instituições de ensino e sociedades de especialistas foi destacada pelo presidente do Coren-SP em suas palavras de abertura do evento: “O Coren-SP tem buscado se aproximar das instituições, das universidades, das sociedades de especialistas, pois é essa união que nos fortalecerá como enfermagem. Isso se faz ainda mais necessário em um momento como o atual, onde estamos sendo atacados por aqueles que são contrários ao nosso piso salarial que já é uma conquista e se tornou lei, devendo ser cumprida”, lembrou.

Carmen Santos, representante da ABEn-SP

James ainda deu uma aguardada notícia que foi bastante aplaudida pelos profissionais presentes: “Criaremos o nosso Grupo de Trabalho (GT) de Enfermagem Forense. Como enfermeiro de UTI, sei da importância de se ter alguém com um conhecimento diferenciado sobre enfermagem forense dentro da sala de trauma”, afirmou.

A nova diretoria empossada da Sobenf, no Coren-SP

Como representante do Cofen, a professora Carmela Alencar, uma das pioneiras da enfermagem forense brasileira, lembrou do importante papel social desse profissional: “a certeza da impunidade gera mais violência no país, então estamos precisando que a enfermagem forense não seja boa apenas para os enfermeiros, mas boa também para a sociedade”.

A presidente da Sobef, Juliana Musse

A representante da ABEn-SP, Carmen Santos, destacou em sua fala a enfermagem forense enquanto campo de trabalho: “queremos mostrar aos novos profissionais de enfermagem que existe um mercado a ser explorado, existem novas possibilidades de atuação dentro da enfermagem”, destacou, lembrando a importância da aproximação entre instituições de ensino e a enfermagem forense como especialidade.

A primeira-secretária da sociedade, Lucilene Cardoso

Após as falas de abertura, foi dada a posse à gestão 2022-2025 da sociedade, com os seguintes membros eleitos: Juliana Musse, presidente; Cristina Braga, vice-presidente; Lucilene Cardoso, 1ª secretária; Taciana Silveira, 2ª secretária; Maria José dos Reis, 1ª tesoureira; Aloísio Olímpio, 1º tesoureiro.

Após a posse, alguns membros da nova diretoria fizeram ainda breves exposições sobre temas relacionados a atualidades da enfermagem forense.