Coren-SP Educação sedia capacitação sobre Terapia Comunitária Integrativa

Na manhã desta segunda-feira (1), o Coren-SP Educação, unidade educativa do Coren-SP, localizada no bairro de Santa Cecília, na capital, cedeu um de seus auditórios à Prefeitura Municipal de São Paulo para a realização de uma capacitação para a equipe municipal de profissionais de saúde. A capacitação foi sobre Terapia Comunitária Integrativa.

Mesa de abertura da capacitação Terapia Comunitária Integrativa

Praticada em mais de 24 países, a Terapia Comunitária Integrativa foi criada no Brasil com o objetivo de tratar o sofrimento humano por meio do compartilhamento em grupo e da escuta qualificada. Foi criada pelo professor Adalberto Barreto, da Universidade Federal do Ceará, e é uma das 29 práticas reconhecidas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

A principal atividade do evento foi uma aula magna do professor Adalberto Barreto

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, participou da mesa de abertura do evento, que contou também com a participação dos seguintes profissionais: Jussara Otaviano, terapeuta comunitária e mestre em educação; Márcia Maria de Cerqueira Lima, da coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo; Maria Aparecida Pimenta, representante do Conselho Municipal de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo; Marco Antônio Moraes, diretor técnico de saúde da divisão de doenças crônicas na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo; Christiane Santos Matos, coordenadora nacional de práticas integrativas do Ministério da Saúde, e Adalberto de Paula Barreto, professor da Universidade Federal do Ceará e criador da Terapia Comunitária Integrativa.

A principal atividade do evento foi uma palestra magna do professor Adalberto, que explicou a terapia aos profissionais presentes e esclareceu dúvidas acerca de sua aplicação prática e benefícios terapêuticos.