Coren-SP participa da programação de palestras da Medical Fair 2022

O Coren-SP marcou presença na programação da Medical Fair Brasil 2022 – Feira Internacional de Artigos e Equipamentos Médicos, Hospitalares, de Laboratórios e Reabilitação, evento realizado de 3 a 6/5 no Expo Center Norte, na capital.

Estudantes, profissionais de enfermagem e empreendedores da área da saúde tiveram a oportunidade de visitar o estande do Coren-SP e conhecer sobre os programas e serviços oferecidos pelo conselho. Na ocasião, o conselheiro Marcus Vinícius de Oliveira, que esteve presente durante os quatros dias do evento como expositor, pôde interagir e explicar sobre os serviços que competem ao órgão fiscalizador do exercício profissional da enfermagem.

Além de contar com um estande, o Coren-SP participou do Fórum Brasil Saúde, com quatro palestras realizadas no dia 6/5, entre as 15h e as 19h. Os conselheiros Marcus Vinícius de Oliveira, Vinicius Batista Santos, Ana Paula Guarnieri, Vanessa Morrone e a vice-presidente da autarquia, Erica Chagas, fizeram uma série de exposições em torno do tema da Semana da Enfermagem 2022: “Uma voz para liderar – investimento na enfermagem e respeito aos seus direitos para garantir a saúde global”.

Sérgio Cleto, Vanessa Morrone, James Francisco dos Santos, Ana Paula Guarnieri, Marcus Vinícius de Oliveira, Erica Chagas e Vinícius Batista Santos representaram o Coren-SP na Medical Fair 2022

Cada palestrante demonstrou um aspecto da atuação dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem no sistema de saúde brasileiro e mundial, destacando seu protagonismo e a necessidade de valorização dessa categoria profissional, dada a sua importância na área da saúde.

A conselheira Ana Paula Guarnieri falou sobre o papel do enfermeiro na reabilitação em saúde

Além dos conselheiros palestrantes, o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos e o conselheiro Sérgio Cleto prestigiaram as palestras.

Vanessa Morrone, do Coren-SP, palestrou sobre o protagonismo do profissional de enfermagem

Transformações no mundo do trabalho

O ciclo de palestras do Coren-SP foi encerrado com a aula da vice-presidente da autarquia, Erica Chagas. Estudiosa de temas relacionados ao comportamento humano, Erica falou sobre as transformações pelas quais o mundo do trabalho vem passando e, principalmente, sobre as mudanças que os profissionais devem promover em seu próprio comportamento para se adequarem ao mundo do trabalho contemporâneo.

Uma das reflexões iniciais de Erica foi sobre o fato de o mercado de trabalho atual estar muito mais atento nos aspectos comportamentais (soft skills) dos profissionais do que nos aspectos técnicos (hard skills).

Conselheira Erica Chagas falou sobre as transformações do mundo do trabalho e sobre como podemos nos adaptar a essas mudanças

“Com base em pesquisas recentes, as empresas começaram a entender que o que faz alguém se destacar no trabalho são as chamadas soft skills, que são as habilidades não-cognitivas, comportamentais essenciais”.

Erica explicou que essas habilidades podem e devem ser desenvolvidas por um profissional. A base desse desenvolvimento é uma mudança de atitude mental (mindset). “Temos dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento. O mindset de crescimento é a atitude mental mais flexível, na qual a pessoa aproveita os acontecimentos da sua vida para crescer e aprender coisas novas. Neurologicamente podemos inclusive criar novos caminhos, com base na chamada neuroplasticidade”.

O grupo de conselheiros presentes no Fórum Brasil Saúde da Medical Fair 2022

Outro ponto importante esclarecido pela vice-presidente do Coren-SP foi sobre as habilidades, ou soft skills, que cada pessoa pode desenvolver, como liderança, criatividade, comunicação e inteligência emocional e muitas outras.

A palestrante chamou a atenção para a Inteligência Emocional, que considera a mais importante das soft skills, por, de certa forma, englobar todas as outras.

“Dentro da Inteligência Emocional nós temos cinco habilidades que podemos desenvolver: autoconhecimento emocional; controle emocional; automotivação; reconhecimento de emoções em outras pessoas; habilidades e relacionamentos interpessoais”.

O destaque da palestra foi a ideia de que cada um tem nas mãos o próprio destino profissional, com base nas capacidades humanas do autodesenvolvimento e do aprendizado contínuo.