Coren-SP acompanhará de perto votação do piso salarial para a enfermagem na próxima quarta-feira

O Coren-SP fará uma caravana até Brasília para acompanhar de perto a votação do Projeto de Lei (PL) 2.564/2020 pela Câmara dos Deputados, na próxima quarta-feira (4/5). Se aprovado, o projeto garantirá o piso salarial nacional aos profissionais de enfermagem se for também sancionado pelo Presidente da República.

Desde sua criação em 2020 pelo senador Fabiano Contarato, o Coren-SP vem acompanhando de perto a tramitação do PL 2.564/2020, inclusive durante a votação e aprovação do projeto no Senado federal em novembro passado.

Presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos (à direita), junto à presidente do Cofen, Betânia Santos (de rosa), e demais conselheiros do Coren-SP, em ato realizado em março de 2022 na Câmara dos Deputados, em Brasília

A caravana do Coren-SP para acompanhar a votação do PL na Câmara sairá de São Paulo na manhã de terça-feira (3/5), em dois ônibus, com a diretoria do conselho, conselheiros e profissionais de enfermagem colaboradores.

Os representantes da autarquia participarão, na quarta-feira (4/5), dos atos em prol da aprovação do PL 2.564/2020 que serão realizados em Brasília e posteriormente irão ao Congresso Nacional pressionar os deputados durante a votação na Câmara.

“Este é um momento único para a enfermagem brasileira. A aprovação do piso representa uma parcela importante do reconhecimento que merecemos por tudo o que fazemos pelo sistema de saúde em nosso país, o que se evidenciou ainda mais durante a pandemia. O Coren-SP espera voltar de Brasília trazendo a notícia da aprovação do PL do piso, pelo qual a gente vem lutando há tanto tempo”, afirmou o presidente da autarquia, James Francisco dos Santos.

Atos em defesa do piso salarial

Em Brasília, o Coren-SP marcará presença em uma série de atos em defesa do piso salarial e da valorização dos profissionais de enfermagem, ao lado de outras organizações representativas da categoria de todo o Brasil.

A programação se iniciará às 9h do dia 4/5, quarta-feira, com um ato público pela aprovação do PL 2.564/2020 no estacionamento do Anexo II da Câmara dos Deputados.

Às 11h30, haverá uma Sessão Solene em homenagem à enfermagem no plenário da Câmara.

A votação em si, que será o momento principal do dia, está prevista para ser realizada durante a sessão plenária com início às 16h. Os interessados poderão acompanhá-la presencialmente no auditório Nereu Ramos, dentro da Câmara dos Deputados. O local foi liberado para este fim.

Veja abaixo a programação oficial dos atos, organizados pelo Fórum Nacional da Enfermagem:

Abaixo-assinado

Mesmo quem não puder ir a Brasília acompanhar de perto a votação, poderá ajudar a pressionar os deputados por meio do abaixo-assinado criado pelo Coren-SP e que já conta com mais de 187.000 assinaturas. A petição está perto de se tornar uma das mais assinadas da plataforma change.org.

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR A PETIÇÃO PELA APROVAÇÃO DO PISO SALARIAL PARA A ENFERMAGEM