Conselheiro do Coren-SP é empossado no Conselho Municipal de Saúde de São Paulo

O conselheiro Fernando Henrique Vieira Santos foi empossado como conselheiro do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo (CMS-SP) na tarde desta terça-feira (26), em cerimônia realizada na sede do CMS-SP, que fica no prédio da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, no centro da cidade.

O conselheiro havia sido indicado para ocupar o posto no CMS-SP no início do mês, em reunião do Fórum dos Conselhos de Atividade-fim da Saúde de São Paulo (FCAFS). Fernando Henrique representará os conselhos de atividade-fim da saúde e os trabalhadores da saúde. O mandato de Fernando no CMS-SP corresponderá ao biênio 2022-2023. Os conselheiros do Coren-SP, Wagner Batista e Marcos Fernandes, também prestigiaram a cerimônia.

Os conselheiros do Coren-SP, Wagner Batista, Fernando Henrique Vieira Santos e Marcos Fernandes

A suplente de Fernando será Suely Stringari de Souza, que representa o Conselho Regional de Veterinária de São Paulo (CRMV-SP). Margareth Anderáos, representante do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo (CREF/SP), foi eleita para a segunda cadeira, com Elaine Dias Vasconcelos, do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (Cress-SP), como sua suplente.

Fernando Henrique (à esquerda) representará os conselhos de atividade-fim da saúde e os trabalhadores da saúde no CMS-SP

“A presença de um representante do Coren-SP no maior Conselho Municipal de Saúde do país em número de munícipes atendidos, servirá para dar voz aos profissionais de enfermagem e aos trabalhadores da saúde em geral na formulação de políticas públicas e destinação dos recursos de saúde municipais da capital. O CMS é um importante órgão de controle social do sistema de saúde e de promoção da cidadania”, afirmou Fernando Henrique após a sua posse.

Fernando Henrique Vieira assina seu termo de posse no Conselho Municipal de Saúde de São Paulo

O CMS-SP é composto por 32 conselheiros, parte deles eleitos pela população e parte indicados. Sua função é a de dar representatividade aos diversos setores da população na formulação de políticas públicas de saúde nos municípios, seguindo as diretrizes e a vocação democrática e inclusiva do Sistema Único de Saúde – SUS. O mandato dos conselheiros do CMS é de dois anos.