Coren-SP reúne-se com secretária adjunta de saúde de Campinas para discutir violência contra profissionais de enfermagem

A Comissão de Relações Institucionais do Coren-SP (CRI), reuniu-se na manhã desta quarta-feira (27) com a secretária municipal adjunta de saúde de Campinas, Deise F. Hadich, para discutir sobre o caso de agressão contra três profissionais de enfermagem ocorrido no início do mês no Centro de Saúde Parque da Figueira, unidade da Atenção Primária da rede municipal. A reunião foi feita na sede da secretaria, na região central de Campinas.

O Coren-SP foi representado na reunião pelo coordenador da CRI, conselheiro Luciano Santos; pelo segundo-secretário da autarquia, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, e pelos conselheiros Wagner Albino Batista, Sérgio Cleto e Fernando Henrique Vieira Santos.

O conselheiro Luciano Santos; a coordenadora de enfermagem, Renata Mariano; os conselheiros Fernando Henrique Vieira e Sérgio Cleto; o diretor de gestão do trabalho, educação e saúde, Agnaldo Ribeiro Queiroz; a secretária adjunta de saúde, Deise Hadich; o segundo-secretário, Mauro Silva e o conselheiro Wagner Batista

Além da secretária adjunta, Deise Hadich, a gestão municipal foi representada pela coordenadora da área técnica de enfermagem, Renata Cauzzo Zigra Mariano e pelo diretor do departamento de gestão do trabalho, educação e saúde, Agnaldo Ribeiro de Queiroz.

Conselheiros do Coren-SP em reunião com representantes da Prefeitura Municipal de Campinas para discutir violência contra profissionais de enfermagem

Em um diálogo amistoso e de proposição de parcerias, o Coren-SP se dispôs a apoiar os profissionais de enfermagem do município, inclusive com programas como o Cuidando de Quem Cuida, que oferece gratuitamente ferramentas de autocuidado aos profissionais, por meio de palestras com profissionais habilitados.

“O Cuidando de Quem Cuida é um projeto que apoia a saúde mental do profissional. O ambiente de hostilidade contra o trabalhador da saúde favorece o adoecimento mental desse trabalhador, além de criar um ambiente de ações e reações cada vez mais graves entre população e profissionais. Daí a importância desse trabalho de conscientização e autocuidado trazido pelo Cuidando de Quem Cuida”, afirmou o conselheiro Sérgio Cleto.

A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Saúde de Campinas e também discutiu a elaboração de projetos em prol da enfermagem

Também foi proposta a realização de campanhas de conscientização da população como forma de coibir atos violentos contra profissionais de enfermagem.

O conselheiro Luciano Santos marcou uma próxima reunião com a secretaria municipal de saúde para dar continuidade à elaboração de projetos em prol dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem de Campinas.  “Marcaremos um próximo encontro, com a presença do Coren-SP, sindicatos, secretaria de saúde, secretaria de segurança pública e setor de comunicação do conselho e da prefeitura, para que elaboremos soluções conjuntas que melhorem a segurança e as condições de trabalho da enfermagem do município”, colocou.

A secretária adjunta de saúde agradeceu o apoio do Coren-SP e se colocou à disposição para essa próxima reunião. “Esse trabalho de comunicação e conscientização terá de ser feito. Temos que ser estratégicos e dar ferramentas e suporte aos nossos profissionais”, concluiu.

Veja mais: