Presidente do Coren-SP dá aula sobre registro de enfermagem à equipe do Instituto Dante Pazzanese, na capital

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, foi até o Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, na capital, onde apresentou uma aula, na manhã desta quarta-feira (13/4), sobre o tema “Registro de Enfermagem versus Judicialização de Prontuários”. O Dante Pazzanese é reconhecido internacionalmente como um centro de excelência em cardiologia.

Além de James, os conselheiros Vanessa Morrone, Vanessa Scarcella, Jane Bezerra e Eugênio Dantas também participaram do evento, realizado no auditório da instituição.

O presidente James Francisco dos Santos com o grupo de conselheiros e o diretor de enfermagem, César Marcelino (à direita)

Os representantes do Coren-SP foram recebidos pelo diretor do hospital, o médico Fausto Feres, e pelo diretor de enfermagem da unidade, o enfermeiro César Augusto Guimarães Marcelino, que fizeram uma breve introdução à aula de James.

O diretor do Instituto Dante Pazzanese, o médico Fausto Feres

“Gostaria de dar as boas-vindas aos representantes do Coren-SP e a toda a equipe de enfermagem. Estamos em um processo de implantação de prontuário eletrônico, o que torna esta apresentação extremamente importante para nós”, colocou o diretor do hospital, Fausto Feres.

James Francisco dos Santos e César Augusto Guimarães Marcelino

O diretor de enfermagem da unidade, César Augusto Guimarães Marcelino, lembrou as duas dimensões do prontuário do paciente: a legal e a assistencial: “Os registros são fundamentais. Além do respaldo legal que ele traz, ele contém as respostas que o paciente dá, traz toda a evolução do paciente e nos orienta também no aspecto assistencial”.

A plateia presente no Instituto Dante Pazzanese atenta à aula do presidente do Coren-SP, James Santos

Em sua aula, o presidente do Coren-SP explicou que o Processo de Enfermagem, dentro do qual o registro e anotação está inserido, deve ser visto como algo inseparável da prática de enfermagem. “Fazer processo de enfermagem significa organizar o nosso trabalho. A Sistematização da Assistência está vinculada a algo que todos devemos fazer para evitarmos prejudicar nosso paciente”, explicou.

O presidente do Coren-SP durante sua aula

James citou também a Resolução Cofen nº 358/2009, que regulamenta a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Trata-se de uma norma que todo profissional de enfermagem, do nível médio ou superior, deveria conhecer. “Essa Resolução do Conselho Federal de Enfermagem indica que a SAE deve ser utilizada sempre, em todas as instituições onde se pratica a enfermagem, sejam essas instituições públicas, privadas ou filantrópicas”.

No fim da palestra, os conselheiros presentes distribuíram o livro do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e a revistas do Coren-SP

Outra norma que ganhou destaque por parte do presidente do Coren-SP foi o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução Cofen nº 564/2017). “O Código de Ética é a bíblia do profissional de enfermagem. Trata-se de um documento que contém três partes: direitos, deveres e proibições. E eu digo a vocês que o mais importante é que conheçam os seus deveres éticos, pois, se os cumprirem, seus direitos certamente lhes serão assegurados”.

Conselheiro Eugênio Dantas representou o Coren-SP em apresentação no Instituto Dante Pazzanese

No encerramento de sua aula, James deixou um conselho aos membros da equipe de enfermagem que assistiram à apresentação: “Tomar decisões difíceis às vezes dói e, por isso, muitas vezes escolhemos as decisões mais fáceis e deixamos de fazer o registro de nossas atividades como profissionais de enfermagem. Eu digo a vocês: tomem a decisão mais difícil, registrem, e com isso vocês certamente estarão resguardados”.