Fiscalização inspeciona unidades de saúde em Ribeira, Cajobi, Itajobi, Pindorama e São José do Rio Preto

A fiscalização do Coren-SP percorre unidades de saúde em todo o estado de São Paulo inspecionando a assistência de enfermagem em hospitais, unidades da Atenção Primária, clínicas, instituições de longa permanência para idosos e instituições de saúde mental entre outros.

Atualmente, o foco das fiscalizações do Coren-SP tem sido a assistência à pandemia sendo, ainda, realizadas em conjunto ao NAAF – Núcleo de Atividade de Acompanhamento de Fiscalização, no qual conselheiros acompanham fiscais da autarquia nas ações, aproveitando a ocasião para se aproximar dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Em uma dessas ações, na última segunda-feira, 28/3, o conselheiro Edson José da Luz esteve na cidade de Ribeira, onde acompanhou a fiscal Josiane Godói Parra em uma inspeção na Unidade Integrada de Ribeira. Durante a ação foram verificadas todas as alas da unidade, assim como o fluxo assistencial de enfermagem, as medidas de contingência à pandemia adotadas, o dimensionamento de pessoal e a documentação da unidade.

Unidade Integrada de Ribeira

No dia seguinte, 29/3, a conselheira Jane Bezerra acompanhou fiscalização, também pelo NAAF, à Santa Casa de Cajobi, onde foi recebido pela enfermeira Responsável Técnica (RT) Andréia Queiroz.

Santa Casa de Cajobi

No mesmo dia, a conselheira Adriana Pereira da Silva acompanhou a fiscalização ao PSF (Programa Saúde da Família) central de Itajobi. “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é negá-la, logo, devemos sempre interagir e fazer a diferença, parabéns aos nobres profissionais de Itajobi”, afirmou a conselheira após a ação.

PSF Central de Itajobi

PSF Central de Itajobi

No dia 30/3, quarta-feira, a conselheira Adriana acompanhou pelo NAAF fiscalização ao Programa Saúde da Família (PSF) de Pindorama.

PSF de Pindorama

Também na quarta-feira, dia 30/3, a conselheira Jane Bezerra acompanhou fiscalização, pelo NAAF, à Unidade de Medicina Avançada de São José do Rio Preto. Na ocasião, a fiscal Geisa Fermino percorreu as alas da unidade, acompanhando atentamente o fluxo assistencial de enfermagem e verificando questões como dimensionamento de pessoal, plano de contingência à pandemia e documentação e alvarás da instituição. A conselheira aproveitou a ocasião para fazer um trabalho de acolhimento e aproximação com os profissionais da equipe de enfermagem.

Unidade de Medicina Avançada de São José do Rio Preto