Ingressa Coren-SP facilita a emissão de Carteiras Profissionais a formandos em todo o estado

Por meio do programa Ingressa Coren-SP, o conselho é apresentado a estudantes do último ano da graduação em enfermagem e dos cursos técnicos na área. Além disso, a emissão das primeiras Carteiras de Identidade Profissional (CIP) dos novos profissionais é facilitada.

No dia 22/2, terça-feira, o conselheiro Márcio Bispo, coordenador do Ingressa Coren-SP, esteve na colação de grau de novos enfermeiros formados pela Universidade Paulista (Unip), campus São José do Rio Preto. Lá, Márcio explicou aos jovens profissionais o papel do Coren-SP e os aspectos fundamentais da ética e da legislação profissional, além de ter levado as Carteiras de Identidade Profissional a eles. A professora Graziella Allana Serra Alves de Oliveira, coordenadora auxiliar do curso, foi quem recebeu o conselheiro e agradeceu a presença do Coren-SP na instituição: “Esse programa acolhe o aluno no momento de sua formação e aproxima os profissionais de todo o estado. É uma excelente iniciativa do nosso conselho que integra todos os profissionais desde o início de sua carreira”, afirmou.

Conselheiro do Coren-SP, Márcio Bispo (à direita) leva o Ingressa à Unip São José do Rio Preto

Ingressa Coren-SP encontra os formandos da Unip São José do Rio Preto

No dia seguinte, 23/2, o conselheiro acompanhou a colação de grau de formandos da Universidade Anhanguera de Campinas, sendo recebido pela professora Rafaela Saviolli, coordenadora do curso. “As informação repassadas pelo conselheiro Márcio esclareceram os novos profissionais sobre as atribuições do conselho, além de ter abordado aspectos éticos que são necessários ao exercício profissional. Tenho a certeza que os profissionais saíram com uma visão positiva da importância do Coren-SP para a enfermagem”, disse.

Universidade Anhanguera Campinas recebe o conselheiro Márcio Bispo, coordenador do Ingressa Coren-SP

Coren-SP esteve presente na colação de grau de formandos da Universidade Anhanguera Campinas

Conselheiro Márcio Bispo, do Coren-SP, e a professora Rafaela Saviolli da Universidade Anhanguera Campinas

No mesmo dia, Márcio participou da colação de grau dos novos enfermeiros formados pela UniFAJ, de Jaguariúna, sendo recebido pela gestora acadêmica dos cursos de enfermagem da UniEduK, professora Elaine Valias Sodré Pereira e pela orientador pedagógico dos cursos de enfermagem do grupo, professora Alexandro Marcos Menegócio.

Formando em enfermagem da UniFAJ Jaguariúna

“O Ingressa Coren quebrou paradigmas no processo de formação do aluno, assim como na transição para o mundo profissional. Além de diretrizes éticas e boas práticas que os prepararam para o mercado de trabalho, o conselheiro Márcio Bispo conseguiu transformar sentimentos como medo e incerteza em esperança e motivação. Os formandos do curso de Enfermagem do grupo UniEduk se sentiram privilegiados e agradecidos por participarem do programa. Além disso, a ação foi de grande valia para a empregabilidade dos concluintes e satisfação das instituições de saúde da região, que estavam ávidas por colaboradores nesse contexto pandêmico”, afirmou a professora Elaine.

Ingressa Coren-SP chega à UniFAJ Jaguariúna

Nas palavras do professor Alexandre, “o Programa Ingressa Coren teve como objetivo trazer uma interação melhor dos alunos com o nosso Conselho e agilizar a entrada no mercado de trabalho. Além disso, estreitou relações e fez uma ponte entre a academia e as Instituições de Saúde. Os concluintes sentiram-se mais acolhidos pelo Conselho e mais motivados com a profissão”.

No dia 24/2, quinta-feira, Márcio foi até a Universidade Paulista (Unip), campus Sorocaba, onde também prestigiou a colação de grau dos novos enfermeiros formados pela instituição. Quem recebeu o conselheiro foi a professora Adriana Cecel Guedes, coordenadora-auxiliar do curso de enfermagem.

Formando de Enfermagem da Unip Sorocaba receberam a Carteira de Identidade Profissional

“Acredito que o Projeto foi bastante importante para o entendimento dos alunos sobre a profissão, seus direitos e deveres. Permitiu que os alunos pudessem ter um conhecimento prévio sobre o mercado de trabalho e esclareceu muitas dúvidas. Além disso facilitou o processo de inscrição já que os alunos tiveram a comodidade de entregar seus documentos e retirar sua carteirinha no local onde estudaram e que, portanto, já conheciam, visto que temos alunos de diferentes cidades da região”, afirmou a professora quando questionada sobre a importância do programa para a formação dos novos enfermeiros.

Esse ciclo de atividades do Ingressa Coren-SP se encerrou no dia 25/2, sexta-feira, com a ida de um grupo de conselheiros à Unicid, na capital. Além do conselheiro Márcio Bispo, também participaram os conselheiros Edson José da Luz e Eugênio Dantas.

Ingressa Coren-SP vai até a Unicid apresentar o Conselho aos formandos

Professora Wana Paranhos , da Unicid, recebe o conselheiro do Coren-SP, Márcio Bispo

Professora Wana Paranhos (centro), da Unicid, recebe os conselheiros Márcio Bispo (esquerda) e Edson Luz, do Coren-SP

Os conselheiros Márcio Bispo (ao centro) e Eugênio Dantas (direita) entregam a CIP aos formandos de enfermagem da Unicid

A professora Wana Yeda Paranhos, coordenadora do curso de enfermagem da universidade, agradeceu à presença do conselho na instituição: “O Ingressa Coren-SP facilita a inserção do aluno no mercado de trabalho. O fato dele retirar os documentos e ter acesso à inscrição definitiva mais precocemente faz com que já possa mandar seu currículo e se inserir no mercado de trabalho. Sempre apoio essa iniciativa do conselho”.