Mais uma vitória da enfermagem: grupo de trabalho da Câmara aprova relatório financeiro sobre implantação do piso salarial

O relatório de impactos financeiros apresentado ontem (22) pelo deputado federal Alexandre Padilha acaba de ser aprovado por unanimidade pelo grupo de trabalho que discute o PL 2564/2020 na Câmara dos Deputados. A íntegra da sessão está disponível no YouTube da Câmara dos Deputados.

O documento apresentado pelo deputado Alexandre Padilha demonstrou que o valor dedicado à implementação do piso salarial da enfermagem será quase um terço menor do que o apresentado pelo Ministério da Saúde – ou seja, de R$ 16,3 bilhões, e não de R$ 42 bi -, valor esse defendido como um investimento pela saúde da população, não como um impacto, pelo deputado Célio Studart.

Deputada Carmen Zanotto (ao centro) durante reunião realizada com presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos (à sua esquerda), e conselheiros Wagner Batista, Sergio Cleto, Fernando Henrique Vieira, Gezus Andrade (primeiro-tesoureiro) e Luciano Santos

A sessão, presidida pela deputada federal e enfermeira Carmen Zanotto, conta também com falas favoráveis da deputada Jandira Feghali, que defenderam a atuação da enfermagem em meio à pandemia da Covid-19 e em situações críticas como as recentes tragédias climáticas.

A aprovação do relatório, favorável à aprovação do PL 2564/2020, é uma importante vitória para a enfermagem, pondo a proposta mais próxima de ser votada e aprovada pela Câmara dos Deputados. A mobilização da enfermagem para esta conquista, cada vez mais próxima, é essencial neste momento: os contatos estão disponíveis no site da Câmara.

Saiba mais: