Coren-SP fiscaliza assistência de enfermagem em unidades de Guarulhos e Franco da Rocha

A fiscalização do Coren-SP prossegue realizando semanalmente fiscalizações em diversas instituições de saúde em todo o estado de São Paulo.

Muitas dessas inspeções são feitas no âmbito do NAAF – Núcleo de Atividade de Acompanhamento de Fiscalização, quando conselheiros acompanham fiscais da autarquia nas ações, aproveitando a oportunidade para realizar um trabalho de diálogo e aproximação com os enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem que estão na linha de frente.

No dia 14/2, segunda-feira, a conselheira Márcia Rodrigues inspecionou o Pronto Atendimento (PA) Alvorada, em Guarulhos, como parte do NAAF. Na ocasião, foram percorridas todas as alas da unidade e foi verificada a disponibilidade e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pela equipe de enfermagem. Também foi verificada a documentação do PA, assim como o fluxo assistencial à pandemia e a existência de um plano de contingência à Covid-19 adequado para evitar a infecção de funcionários da unidade e pacientes não-covid.

PA Alvorada

Também no dia 14/2, segunda-feira, Márcia também participou de inspeção no Pronto Atendimento Dona Luiza, em Guarulhos.

PA Dona Luiza

No dia seguinte, 15/2, terça-feira, Márcia completou esse ciclo de inspeções em Guarulhos com uma ação no Pronto Atendimento Bom Sucesso.

PA Bom Sucesso

Também no dia 15/2, terça-feira, os conselheiros Edson José da Luz e Fernando Henrique Vieira Santos participaram de inspeção pelo NAAF ao Hospital Previna em Franco da Rocha. Eles verificaram questões relacionadas à assistência de enfermagem à Covid-19, à documentação da unidade, à disponibilidade e utilização de EPIs e ao dimensionamento de profissionais de enfermagem. Além disso, os conselheiros abriram diálogo com a equipe de enfermagem, de forma a aproximar o conselho da equipe e esclarecer dúvidas sobre questões relacionadas à ética e à legislação profissional.

Hospital Previna

Hospital Previna