Após reunião com o Coren-SP, Secretaria de Segurança de Guarulhos anuncia aumento do policiamento na UPA São João

Na última quarta-feira (19/1), o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, reuniu-se com os secretários de saúde adjuntos de Guarulhos, Sílvio Cardoso Prado Júnior e Michael de Paula, e com o secretário de segurança pública do município, Márcio Pontes. A reunião, que abordou a necessidade de medidas contra os constantes casos de violência contra profissionais de enfermagem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São João, já rendeu o seu primeiro resultado. O primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Gesus Andrade e os conselheiros Wagner Batista e Fernando Henrique Vieira Santos também participaram do encontro.

Representantes do Coren-SP e das secretarias de Segurança Pública e de Saúde de Guarulhos durante reunião na última quarta-feira (19/1)

No dia seguinte ao encontro, a Secretaria de Segurança Pública de Guarulhos destacou a Guarda Civil Municipal (GCM) para a realização de ronda permanente na unidade, que agora passa a ter policiamento diário das 7h às 24h. A presença da Guarda Civil poderá ser estendida por toda a madrugada se houver necessidade, conforme afirmou a secretaria ao jornal “Guarulhos Hoje” após a implementação da medida: lamentamos mais dois atos de agressão contra funcionários da UPA São João. Os casos foram registrados no 7º Distrito Policial e, para evitar novas atitudes desse tipo, uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos está no local das 7h às 24h podendo, se houver necessidade, estender esse período por toda a madrugada. Os profissionais da saúde têm se dedicado ao máximo para prestar atendimento à população em todos os momentos, especialmente em hora tão crítica como esta da pandemia. Os funcionários da UPA receberão todo o apoio necessário (inclusive psicológico) e medidas cabíveis já estão sendo adotadas para que os agressores sejam punidos judicialmente”.

O presidente do Coren-SP comemorou a notícia: “Uma das principais demandas dos profissionais da UPA São João foi o reforço do policiamento na unidade e, por isso, nós levamos esse pedido aos secretários de Saúde e de Segurança Pública de Guarulhos em nossa última reunião na quarta-feira. Agradecemos aos gestores públicos por terem acatado a nossa sugestão e esperamos que esse seja o primeiro passo de uma série de medidas para acabar definitivamente com a insegurança à qual a equipe de enfermagem da UPA São João está exposta”, afirmou.

Fonte: com informações do jornal Guarulhos Hoje