Fiscalização inspeciona instituições de saúde no interior e na capital em meio ao agravamento da pandemia

O Coren-SP prossegue realizando fiscalizações em unidades de saúde em todo o estado de São Paulo. Com o atual recrudescimento da pandemia, o foco das inspeções tem sido a assistência aos casos de Covid-19.

Durante as ações, os fiscais da autarquia verificam questões como o fluxo assistencial aos pacientes Covid-19, os planos de contingência à pandemia adotados pelas instituições de saúde e a disponibilização e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelas equipes de enfermagem.

Muitas dessas fiscalizações são feitas em conjunto ao NAAF – Núcleo de Atividade e Acompanhamento de Fiscalização, por meio do qual os conselheiros do Coren-SP acompanham os fiscais durante as inspeções, buscando promover a aproximação entre o conselho e os enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Hora Certa Móvel do Jardim Iva

Foi pelo NAAF que na última quinta-feira, dia 13/1, o conselheiro Marcus Vinícius de Lima Oliveira acompanhou a fiscal Yelrhis Fornitani a uma inspeção na unidade do Jardim Iva da Rede Hora Certa Móvel, na zona leste capital. Enquanto Yelrhis cuidou da fiscalização, percorrendo toda a unidade e verificando questões relacionadas à assistência de enfermagem e à documentação do local, o conselheiro Marcus conversou com os profissionais, orientando-os em questões relacionadas à ética e à legislação profissional.

Hospital Espírita João Marchesi

Ainda no dia 13/1, a conselheira Adriana Pereira da Silva também acompanhou fiscalizações pelo NAAF, na cidade de Penápolis, município atendido pela subseção de Marília do Coren-SP. Ao lado da fiscal Fabiane Sanches de Angelo, ela participou de inspeção ao Hospital Espírita João Marchesi na parte da manhã.

Unimed de Penápolis

No mesmo dia, a dupla ainda inspecionou outras duas unidades de saúde de Penápolis: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Unimed e a Santa Casa.

No dia 17/1, segunda-feira, Adriana continuou as inspeções pelo NAAF na região atendida pela subseção de Marília. Desta vez a inspeção ocorreu no Centro de Saúde da cidade de Ribeirão do Sul.

Centro de Saúde de Ribeirão do Sul

Hospital e Maternidade São Sebastião

Ainda no dia 17/1, a conselheira acompanhou a fiscal Fabiana Sanches em fiscalizações na Santa Casa de Salto Grande e em seguida na Maternidade São Sebastião, também em Salto Grande, dialogando com os profissionais e se colocando à disposição.