Rodízio: após ofício do Coren-SP, Prefeitura amplia isenção para o setor privado

Na última terça-feira (18), a Prefeitura de São Paulo anunciou a isenção do rodízio de veículos aos profissionais de enfermagem que atuam em instituições públicas de São Paulo e região metropolitana. De imediato, o Coren-SP encaminhou um ofício, via gabinete do vereador Milton Ferreira, solicitando a ampliação da medida para o setor privado, e nesta quarta-feira, a Prefeitura atendeu o pedido, no Decreto nº 61.016. No mesmo documento, o conselho pede que a medida se torne permanente, uma vez que ela está inicialmente prevista até 28/2/2022.

INSCREVA SEU VEÍCULO AQUI

“Acredito que nesse período a prefeitura poderá avaliar que o impacto ao trânsito não é alto, perto das vantagens que isso proporciona para a categoria, que precisa ter condições favoráveis de deslocamento ao trabalho. Assim como conquistamos extensão ao setor privado, vamos batalhar para que a isenção se torne permanente”, diz o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos.

Conselheiros com ofício protocolado no gabinete do vereador Milton Ferreira, solicitando a ampliação do rodízio também aos profissionais do setor privado e para tornar a medida permanente

A articulação do conselho junto à Câmara tem sido importante na conquista de avanços. A luta para aprovação dessa medida é antiga: começou nas gestões anteriores, e foi também uma proposta da gestão 2021-2023 que, ao assumir a direção do Coren-SP, percorreu o gabinete de vereadores, entre eles Milton Ferreira e Marlon do Uber, para encaminhar a demanda. Com o agravamento da pandemia, em decorrência do avanço da variante Ômicron e casos gripais, os conselheiros destacaram a urgência do atendimento da reivindicação, para facilitar a rotina de deslocamento da enfermagem.

Em 2021, os conselheiros Fernando Henrique Vieira, Anderson Rodrigues e o presidente James protocolaram o pedido de isenção do rodízio no gabinete do vereador Milton Ferreira

No dia 17/1, o vereador Marlon do Uber esteve no Coren-SP, para dialogar com os conselheiros sobre o anúncio da medida. Ele foi recebido pelo presidente James Francisco dos Santos, pelo primeiro-tesoureiro, Gesus Andrade, e pela conselheira Marcia Rodrigues e eles abordaram a importância da sua ampliação.

Em reunião com o vereador Marlon do Uber, na sede do Coren-SP, o presidente James e os conselheiros frisaram a necessidade de ampliação da medida para toda a categoria

Saiba como solicitar a isenção

Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e obstetrizes deverão realizar o cadastro de seus veículos, a partir desta quarta-feira (19/1), no site do Coren-SP, a partir das 16h. Os dados serão encaminhados para a CET para que os veículos sejam cadastrados e liberados do rodízio municipal.