Enfermeira finalista do Prêmio Rainha Silvia é homenageada pela Câmara Municipal de Cubatão

A enfermeira Sira da Silva teve um 2021 de bastante reconhecimento. A profissional, que trabalha no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, foi indicada como uma das finalistas do Prêmio Rainha Silvia da Suécia. Além disso, Sira também foi homenageada pela Câmara Municipal de Cubatão com uma Moção de Aplauso pelos serviços prestados à saúde do município, inclusive por meio de seu projeto social “Paradinha da Saúde”. A homenagem foi feita na sessão do dia 7/12, terça-feira, da Câmara Municipal.

A enfermeira Sira (ao centro) durante a homenagem feita pela Câmara Municipal de Cubatão

O projeto social “Paradinha da Saúde” é realizado por um grupo de voluntários e já prestou assistência de saúde gratuita a mais de 10 mil pessoas em Cubatão, cidade na qual Sira já foi diretora da rede de saúde. “Nós fazemos um planejamento estratégico, levantamos as necessidades dos bairros, conversamos com as equipes técnicas e partir daí construímos cada ação da ‘Paradinha da Saúde’”, explica a enfermeira.

Sira durante atendimento do projeto “Paradinha da Saúde”

A profissional conta, ainda, que cada ação do projeto possui sete estações de trabalho que levam uma assistência ampla à população: “essas estações são: cadastramento dos pacientes; rastreio de hepatite viral B, C, HIV e sífilis; hipertensão e diabetes; dengue, chikungunya, zika vírus; saúde mental e prevenção ao suicídio e ao uso de drogas; ISTs e prevenção de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis e controle nutricional e IMC”.

Projeto social “Paradinha da Saúde” presta assistência gratuita de saúde

 A parte assistencial é apoiada por estagiários da graduação e de cursos técnicos de enfermagem, o que faz com que a “Paradinha da Saúde” funcione também como um sistema de apoio à formação dos alunos.

Projeto social “Paradinha da Saúde” presta assistência gratuita de saúde

“Para mim é muito gratificante, pois sempre pensei em fazer algo para transformar a realidade e impactar a sociedade de forma positiva. Não podemos passar por este mundo sem deixar o nosso legado, e meu legado é por meio da paradinha da saúde. Atualmente, posso dizer que não consigo mais viver sem fazer a ‘Paradinha da Saúde’ e espero que ser finalista do Prêmio Rainha Sílvia sirva para levar essa ideia para outros lugares do mundo que também precisem de projetos assim”.