Coordenadora do curso de enfermagem da Unaerp celebra reconhecimento do curso pelo Guia da Faculdade

A enfermagem da Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto – foi destaque ao conquistar quatro estrelas no Guia da Faculdade – Quero Estadão. A instituição foi a primeira universidade de ensino superior da região de Ribeirão Preto. Fundada em 1° de junho de 1924 por um grupo de idealistas profissionais de saúde, intelectuais e educadores, tem como objetivo promover o desenvolvimento social, educacional e cultural.

O curso de enfermagem entrou na instituição em 2001 e está completando 20 anos. “O corpo acadêmico é composto por professores 100% mestres e doutores, com uma grade de quatro anos de duração. Os alunos começam a ter experiência prática a partir do 3º semestre, com simulação realística e laboratório cirúrgico”, ressalta Luciane Ferreira do Val, coordenadora do bacharelado em enfermagem desde 2018.

Luciane Ferreira do Val, coordenadora do curso de enfermagem da Unaerp

A avaliação feita pelo Guia do Estudante leva em consideração a qualidade do corpo docente, do projeto pedagógico e da infraestrutura. Ela é realizada por coordenadores e docentes.“Essa conquista é dedicada a todos que compõe nossa equipe: colaboradores, alunos, professores, coordenação e direção”, destaca.

A coordenadora ressalta que o profissional de enfermagem enfrentou muitos desafios após o início da Covid-19. “Aprendemos muito com esta pandemia. Acredito que o cenário pós-Covid será de mais conhecimento para a atuação da Enfermagem Baseada em Evidências, desde a promoção da saúde até os cuidados mais especializados, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). Os maiores desafios continuam sendo: fortalecer os cursos que oferecem maior qualidade na formação, combater os cursos de baixa qualidade, políticas públicas de inclusão dos egressos no mercado de trabalho, salários mais justos, carga horária de 30 horas e melhores condições de trabalho”.

Luciane é pós-doutora pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP), doutora em Ciências pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP) e mestra em Enfermagem pela (EE –USP).