Líderes globais homenageiam enfermeiros durante congresso do ICN

Mais de 5500 enfermeiros de 132 países participam do evento

Sua Santidade o Papa Francisco, Oprah Winfrey, Bono, e Key da banda K-pop SHINee estavam entre os líderes e celebridades mundiais que homenagearam os profissionais de Enfermagem, durante a cerimônia de abertura do Congresso do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), que aconteceu em Genebra, Suíça, nesta terça-feira (2/11).

Mais de 5500 enfermeiros de 132 países estão inscritos para participar no evento bienal, co-organizado este ano pela Associação de Enfermagem dos Emirados.

Oprah Winfrey, líder do global media e filantropa, declarou profunda gratidão aos profissionais que de forma humanitária servem cada paciente que entra pela porta. Ela expressou a sua admiração e respeito, dizendo, “Tempos extraordinários exigem pessoas extraordinárias e a Enfermagem tem repetidamente respondido a esse apelo.”

Bono, o vocalista da banda irlandesa U2, também agradeceu aos profissionais pela bravura. “Tudo o que posso fazer é agradecer aos profissionais pela dedicação, compaixão e bondade, pelo respeito e dignidade que proporcionam aos pacientes”, disse.

O Papa Francisco enviou uma carta ao ICN antes do Congresso, “Expresso toda minha gratidão pela dedicação dos profissionais que tem sido demonstrada em todas as fases desta crise de saúde global”, o papa acrescentou que confia que o congresso irá reafirmar a preocupação dos profissionais em todo o mundo pelo bem-estar integral dos pacientes confiados aos seus cuidados e chamar a atenção para o serviço insubstituível que elas prestam para o bem da sociedade.

Howard Catton, diretor executivo da ICN, atuou como mestre de cerimônias durante o evento. A presidente do ICN, Annette Kennedy, falou sobre a forma como o cuidado foi transformado durante a pandemia. “O imenso empenho e coragem que os enfermeiros demonstraram durante esta pandemia nos deixa otimistas para o futuro. Continuaremos o legado do ICN através da liderança, do trabalho em conjunto e da influência política”, declarou.

A convidada de honra da cerimônia, sua alteza real a princesa Muna al Hussein, da Jordânia, proferiu um discurso dizendo, “É evidente que a nossa melhor defesa para futuras pandemias ou qualquer crise será um sistema de saúde sólido e abrangente que se baseia em competências de saúde pública e se alinha a todos os níveis de governo para alcançar uma cobertura de saúde universal e assegurar o direito à saúde para todos, sem deixar ninguém para trás”, disse.

Cinco prêmios foram entregues na Cerimônia de Abertura. O Prêmio Christiane Reimann é conhecido em todo o mundo como o prêmio internacional mais prestigiado da Enfermagem, ele foi entregue à Sheuan Lee, líder da Enfermagem que foi presidente da Associação de Enfermagem de Taiwan e membro da direção do ICN.  Em 2008 ela foi nomeada como ministra no Exame Yuan que supervisiona o exame dos funcionários públicos, pelo presidente de Taiwan.  Esta foi a primeira vez que uma enfermeira foi nomeada a nível ministerial em Taiwan.

O prêmio Saúde e Direitos Humanos da ICN reconhece contribuições e realizações verdadeiramente significativas no domínio da saúde e dos direitos humanos.  É o único prémio do ICN destinado a um grupo não enfermeiro ou não amamentador. Este ano, o vencedor foi Lord Nigel Crisp, o co-presidente da Nursing Now, que teve a visão desde muito cedo de reconhecer a importância dos cuidados de saúde como parte dos direitos humanos.

O prêmio Kim Mo Im Policy Innovation and Impact Award foi entregue ao professor Abel Avelino de Paiva e Silva pelas suas contribuições para o desenvolvimento do modelo de referência da oncologia, que é reconhecido como uma referência pela sua política de sistemas de informação e pela representação dos conhecimentos formais envolvidos nos cuidados de Enfermagem.

O prêmio Partners in Development, que reconhece fundações, empresas, ONGs ou outros grupos que tenham demonstrado uma liderança e investimento notáveis em Enfermagem e capacitação em cuidados de saúde, foi atribuído ao CGFNS Internacional pelo seu apoio ao programa Liderança para a Mudança da ICN na China.  O prêmio reconhece fundações, corporações, organizações não governamentais ou outros grupos que tenham demonstrado uma liderança e investimento notáveis no desenvolvimento de capacidades de Enfermagem e cuidados de saúde.

O International Achievement Award da ICN e da Fundação Internacional Florence Nightingale reconheceu duas enfermeiras austríacas, Marianne Stoeger e Margaret Pissar, pela sua devoção e sacrifício ao longo da vida no tratamento de pacientes com a doença de Hansen na ilha de Sorok, na Coreia do Sul.

O Congresso do ICN inclui um programa científico de três dias, durante os quais profissionais e estudantes de Enfermagem partilham as suas experiências e apresentam as suas pesquisas com a intenção de divulgar as melhores práticas em todo o mundo. O Congresso inclui seis sessões plenárias com oradores especializados de todo o mundo, incluindo Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da Organização Mundial de Saúde, Ban Ki-moon, antigo secretário-geral das Nações Unidas, Michelle Bachelet, alta comissária dos direitos humanos e ex-presidente do Chile, Guy Ryder, diretor geral da Organização Internacional do Trabalho, e a Helen Clark, ex primeira-ministra da Nova Zelândia, entre outros.

Para mais informações sobre o Congresso e como se inscrever, acesse o site.

O Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) é uma federação de mais de 130 associações nacionais de enfermeiros, representando os milhões de enfermeiros de todo o mundo. Operado por enfermeiros e líderes internacionais de Enfermagem, o ICN trabalha para assegurar cuidados de qualidade para todos e políticas de saúde sólidas a nível mundial.

Fonte: Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN)