Palestra do Coren-SP sobre registro de enfermagem auxilia profissionais de novo hospital municipal em São Paulo

A anotação e registro de enfermagem são responsabilidades de todos os profissionais da área, sendo regulamentadas pela Resolução Cofen nº 429/2012. A resolução em questão estabelece que o profissional deve registrar, no prontuário do paciente e em outros documentos próprios da área, as informações inerentes ao processo de cuidar e ao gerenciamento dos processos de trabalho. E foi para falar sobre esse tema que a conselheira Andrea Cotait, membro das Câmaras Técnicas do Coren-SP, fez uma palestra para a equipe de enfermagem do Hospital Integrado de Santo Amaro (HISA), na capital, na tarde da última terça-feira (26/10).

Andrea foi recebida na ocasião pela gerente de enfermagem e Responsável Técnica (RT) da unidade, Angelica Mendes. O HISA é um novo hospital municipal que está em processo de implantação na zona sul da capital. “Somos atualmente 85 profissionais de enfermagem, sendo 24 enfermeiros, e já temos uma demanda muito grande. Atualmente, fazemos aproximadamente 30 milnatendimentos/mês. Começamos como um ambulatório de especialidades e estamos em fase de expansão, com Centro Cirúrgico e leitos de estabilização pós-operatória ”, explicou Angélica. Foi a própria RT que solicitou a palestra ao Coren-SP.

RT Angélica Mendes e a Conselheira Andrea Cotait

“O hospital começou a ser ampliado e percebi a necessidade de nivelar a informação das novas pessoas que estavam entrando para compor a equipe. Foi aí que solicitei a palestra, para o profissional de enfermagem entender o papel dele, essa responsabilidade de fazer o registro e a importância do registro para o respaldo legal da nossa atividade. Quando o grupo tem o entendimento de seus papéis, ele fica fortalecido”, pontuou Angélica.

Parte da equipe de profissionais do HISA

Em sua palestra, a conselheira Andrea abordou a anotação e registro e também aspectos éticos da profissão, falando sobre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE) e sobre a atuação do Coren-SP em relação à ética profissional.

“Eu falei para eles sobre a importância de ter o registro no prontuário, que ajuda a garantir uma segurança tanto para o profissional quanto para o hospital e para o paciente. Também falei sobre o Código de Ética, entregando aos profissionais uma cópia impressa e manuseando o Código junto a eles. Destaquei também as diferentes atribuições de cada membro da equipe”, explicou a conselheira.

Os profissionais do HISA receberam cópias impressas do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem

Outro ponto abordado por Andrea foram os Pareceres Técnicos e as Orientações Fundamentadas das Câmaras Técnicas do Coren-SP. Esses documentos podem ser acessados a qualquer momento no site do conselho e são importantes balizadores da prática profissional, esclarecendo diversas dúvidas recorrentes. “Há muitas coisas que já estão descritas nos pareceres, então orientei os profissionais a consultarem essas publicações. Elas são de grande valia para o desempenho e respaldo das ações de enfermagem”, colocou Andrea.

Na visão da RT Angélica, a palestra contribuiu para o aprimoramento de toda a equipe do novo hospital municipal: “É um assunto que é importante ser discutido para que não haja a banalização do registro de enfermagem. Quando mais houver registro sendo feito de forma clara e objetiva, mais fortalecido o profissional estará. Quando há um processo ético, a primeira questão a ser avaliada é o registro. Conseguimos com que uma quantidade importante de profissionais assistisse a palestra e tenho certeza que cada um saiu dela de uma forma diferente do que quando entrou”, finalizou a RT.