Alemanha tem vagas de trabalho abertas para enfermeiros brasileiros

A Charité – Universitätsmedizin e DeFa, agência alemã especializada em profissionais de saúde e enfermagem, em parceria com o Berlitz (Centro de Idiomas) está recrutando enfermeiros por meio do “Programa de Enfermagem na Alemanha”. Não é necessário ter conhecimento no idioma alemão. As inscrições estão abertas até o dia 17 de outubro.

A 3ª edição do Programa de Enfermagem na Alemanha conta com quatro etapas: recrutamento e seleção, bem-vindos a Berlim, integração no hospital e, por último, bem-vindos a Charité.

As informações completas, incluindo os perfis desejados e sites oficiais para encaminhamentos de eventuais dúvidas estão disponíveis a seguir. O Coren-SP não tem vínculo institucional com a iniciativa, apenas divulga a oportunidade. 

Perfis desejados

Brasileiros, nato ou naturalizado, maior de 18 anos, residente e domiciliado no território nacional e habilitado à prática de todos os atos da vida civil, conforme artigo quinto do Código Civil brasileiro (Lei no10.406/2002);

Possuir diploma de enfermeiro reconhecido pelo MEC e devidamente registrado.

Formalizar sua inscrição por meio do endereço berlitzenfermagem.gupy.io, cumprindo todas as exigências requeridas, até a data prevista no cronograma do  edital

Participar de todas as etapas estabelecidas, seguindo as datas previstas no cronograma do edital.

Informações adicionais

Os candidatos pré-selecionados na etapa 1 participarão das entrevistas presenciais, que serão realizadas no Berlitz Centro de Idiomas. A data e horário das entrevistas serão informados por e-mail, não sendo permitido reagendamentos por parte do candidato.

As entrevistas poderão ser realizadas na modalidade online, caso haja alguma restrição imposta pelas autoridades competentes que impeçam a realização de encontros presenciais. No ato da entrevista, o candidato deverá apresentar os documentos originais informados no ato da inscrição. O não comparecimento ou ausência da documentação acarretará na desclassificação do candidato. Para a entrevista, não há necessidade do domínio do idioma, pois serão disponibilizados tradutores.

Os candidatos pré-selecionados pela Charité Universitätsmedizin serão incluídos no programa de estudo de idiomas (alemão), oferecido pelo Berlitz – Centro de Idiomas, com duração máxima de seis meses, aproximadamente. Início previsto para 10 de janeiro de 2022 e encerramento previsto para junho de 2021. Durante esse período o candidato deverá se dedicar exclusivamente ao estudo do idioma.

Após o término do curso de idioma, o candidato participará de um teste específico e só será pré-selecionado para a próxima fase se obtiver o nível B1. Para garantir sua dedicação no programa de idioma, os candidatos terão uma bolsa de estudos no valor de 300,00 euros mensais, pagos pela Charité – Universitätsmedizin. Faltas e atrasos no curso de idioma não serão permitidos e acarretam na suspensão do benefício e exclusão de sua participação no Programa de Enfermagem na Alemanha. Após a obtenção do nível B1 os candidatos estarão aptos para integra-se a equipe da Charité – Universitätsmedizin na Alemanha. Para conferir o edital clique aqui.

O Coren-SP não tem vínculo institucional com a iniciativa, apenas divulga a oportunidade.