Comissão de Relações Institucionais do Coren-SP faz reuniões pelas 30 horas em Porto Ferreira e Santa Rita do Passa Quatro

A Comissão de Relações Institucionais (CRI) do Coren-SP tem se reunido com profissionais de enfermagem e gestores públicos de municípios de todo o estado de São Paulo, com o objetivo de fomentar a valorização da enfermagem e a implementação da jornada de trabalho de 30 horas semanais para os enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem dessas cidades.

No dia 4/10 (segunda-feira), os conselheiros Luciano Robson Santos e Anderson Roberto Rodrigues, respectivamente coordenador e secretário da CRI, foram até a cidade de Porto Ferreira, onde se reuniram com profissionais de enfermagem da rede municipal, com o prefeito, Rômulo Rippa e com a vereadora Priscila Franco de Oliveira.

Enfermeira Nayara, prefeito Rômulo, vereadora Priscila e conselheiros Anderson e Luciano durante as tratativas pelas 30 horas em Porto Ferreira

“Reunimo-nos com o prefeito, com a vereadora e com os profissionais. A vereadora Priscila já apresentou o anteprojeto na Câmara e ele foi muito bem avaliado. Agora o prefeito estuda a viabilidade de implantação desse projeto piloto em Porto Ferreira”, afirmou o conselheiro Luciano após a reunião.

Coren-SP discute a implementação das 30h em Porto Ferreira

No dia 5/10 (quarta-feira), Luciano e Anderson foram até Santa Rita do Passa Quatro, onde se o projeto das 30 horas encontra-se em fase de diálogo com os trabalhadores de enfermagem. “Tivemos uma conversa bem sucedida com o poder público da cidade e até o dia 22/10 será assinado um acordo para que seja implantado um projeto piloto a partir de novembro, por seis meses”, disse Luciano.

Os conselheiros da CRI com profissionais de Santa Rita do Passa Quatro


A profissional de enfermagem Marina Amaral, que trabalha em Santa Rita do Passa Quatro, lembrou que a jornada de 30 horas, como preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tende a melhorar a qualidade da assistência de enfermagem prestada à população: “A reunião foi muito esclarecedora, e há muito tempo estamos lutando para a carga horária de 30 horas semanais. Acho que vai melhorar a qualidade do atendimento”, destacou.

Coren-SP chega a Santa Rita do Passa Quatro para discutir as 30h

O conselheiro Anderson frisou a aproximação entre o Coren-SP e os profissionais de enfermagem por meio de projetos como os da Comissão de Relações Institucionais. “Atualmente, temos no Coren-SP o compromisso de valorizar os profissionais de enfermagem do nosso estado, e a Comissão de Relações Institucionais é o gatilho de ignição para que os municípios possam, com segurança, desenvolver projetos com o intuito de valorizar esses profissionais, aproximando-os do conselho”, concluiu.

Santa Rita do Passa Quatro

Vereador Flávio Perón apoia as 30 horas e agradece ao Coren-SP

O trabalho do Coren-SP em Santa Rita do Passa Quatro pela jornada de 30 horas e valorização da enfermagem já impacta o poder público do município. Na Sessão Legislativa do dia 4/10 (segunda-feira), o vereador Flávio Perón fez um discurso onde demonstrou apoio à causa dos profissionais de enfermagem da cidade e agradeceu ao presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos e aos conselheiros Luciano Santos e Anderson Rodrigues pelo apoio aos profissionais de enfermagem da rede pública municipal.

Assista abaixo ao discurso do vereador Flávio Perón: