Enfermeiros do Peru fazem visita técnica na sede do Coren-SP

O Coren-SP recebeu a visita de enfermeiros peruanos no último dia 1/10. A atividade faz parte da formação de especialização em enfermagem pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Os profissionais foram recebidos pelo presidente James Francisco dos Santos, pelos conselheiros Vanessa Morrone Maldonado, Marcos Fernandes e pela segunda-tesoureira, Virginia Tavares Santos. Na ocasião, Vanessa fez uma breve palestra no auditório do Coren-SP, apresentando aos alunos a gestão 2021-2023, o mapa de subseções, a Enfermagem Revista e os livros publicados. A conselheira abordou, também, as áreas de atuação dos profissionais de enfermagem no Brasil e mostrou os programas desenvolvidos pelo Coren-SP, que visam aproximar a categoria do conselho, como o Coren-SP Educação, os programas Conselheiro Participativo, Primeiro Emprego, Coren-SP Sem Fronteiras, entre outros.

A professora Carla Rodrigues junto aos representantes do Coren-SP: presidente James Francisco dos Santos e os conselheiros Vanessa Maldonado e Marcos Fernandes, respectivamente

“Foi um evento muito enriquecedor, cheio de trocas de experiências. Existem muitas diferenças na atuação dos profissionais brasileiros comparado com o fluxo de lá. Por exemplo, no Peru, não existe um código de ética como o nosso, que regulamenta a profissão, tampouco um conselho nacional que regulamente as práticas assistenciais do país, como o Cofen. Os colégios (como são chamados os conselhos no Peru) atuam de forma independente e isso dificulta a constituição de uma legislação da categoria. Conversando com esses profissionais, eles acharam as ações do Coren-SP muito bem distribuídas e ficaram impressionados com todos os programas que o conselho oferece”, conta Vanessa.

Os alunos estavam acompanhados pela enfermeira e professora Carla Fernanda de Miranda Rodrigues,  representando a coordenadora do curso Wana Yeda Paranhos e demais gestores da Unicid.

“Esses alunos peruanos vêm ao Brasil ocasionalmente para fazer a visita técnica como parte da formação. Durante essa visita, eles conhecem os serviços de saúde do Brasil em diversas dimensões, como atenção primária e secundária. Todos são enfermeiros que já atuam na área, pois lá no Peru não existem técnicos nem auxiliares de enfermagem. Uma diferença na formação deles é durante as aulas práticas. No Peru, eles não têm os simuladores realísticos, ou seja, eles aprendem fazendo os procedimentos uns nos outros. Essa é uma forma de desenvolverem mais empatia na hora de cuidar do paciente”, conta Carla.

A enfermeira Eunice Alvarez Rojas conta sua experiência de vir ao Brasil. “Ficamos impressionados como a enfermagem é grande aqui na América Latina. No Peru somos 95 mil profissionais distribuídos por todo o país. Fico muito emocionada de poder conhecer um pouco da assistência e as diretrizes da enfermagem daqui”.

Durante a visita técnica, os conselheiros percorreram e apresentaram vários setores da autarquia, como o Gabinete, a Comunicação e setor de atendimento. “O Brasil é uma referência para eles, inclusive muitos falaram da vontade de validar os diplomas para atuarem aqui”, conta, ainda, a conselheira Vanessa.

Visita ao setor de atendimento ao profissional da sede do Coren-SP
Enfermeiros peruanos em visita técnica ao Coren-SP