Recém-formados em enfermagem de Sorocaba e da capital recebem sua primeira inscrição no Coren-SP

O projeto Ingressa Coren-SP, que apresenta o conselho a graduandos em enfermagem e em cursos técnicos da área, esteve recentemente em duas unidades da Universidade Paulista (Unip).

Na última segunda-feira (9/8), o conselheiro Márcio Bispo, coordenador do Ingressa Coren-SP, foi até o campus de Sorocaba da Unip, onde foi recebido pela coordenadora pedagógica da graduação em enfermagem, professora Veruska Arruda Mimura.

Conselheiro Márcio e a professora Veruska

Márcio apresentou o Coren-SP aos graduandos, falando sobre a história da autarquia, seus objetivos e sua função. Além disso, o conselheiro falou sobre ética e legislação profissional à turma de recém-formados.

Recém-formados da Unip Sorocaba

Após a palestra, ele entregou a primeira Carteira de Identidade Profissional aos novos enfermeiros, explicando a importância e o significado de estarem inscritos e regulares no conselho de fiscalização profissional.

A coordenadora Veruska acredita que a presença do Coren-SP na faculdade serviu para fortalecer o vínculo entre o conselho e os novos profissionais: “É um projeto importantíssimo porque, além de abordar os aspectos éticos e legais da enfermagem, aproxima os profissionais do conselho, funcionando como um acolhimento. Na pessoa do conselheiro Márcio Bispo, trouxe aos concluintes o fortalecimento da relação com o conselho e com a profissão escolhida”, afirmou.

Recém-formados da Unip Anchieta

Na terça-feira (10/8), o projeto levou a primeira Carteira de Identidade Profissional a recém-formados da Unip Anchieta, na capital. Na unidade, Márcio foi recebido pela coordenadora auxiliar do curso de enfermagem dos campi Chácara Santo Antônio e Anchieta da Unip, professora Tais Masotti Lorenzetti Fortes.

Conselheiro Márcio e a professora Taís Fortes

Já na quarta-feira (11/8), Márcio foi à unidade da Chácara Santo Antônio da Unip, na capital, para também levar o Ingressa Coren-SP aos concluintes da graduação em enfermagem.

Unip Chácara Santo Antônio

Para a professora Tais, a proximidade do conselho aos alunos reforça ainda mais a importância da autarquia no contexto das conquistas da enfermagem: “A proximidade do Coren-SP com o enfermeiro recém inserido no mercado de trabalho fortalece a profissão, aproxima os vínculos e comprova a importância do conselho para assegurar as conquistas profissionais e o espaço da enfermagem”, resumiu.

Professora Andreara e conselheiro Márcio Bispo

No dia 12/8 (quinta-feira), Márcio ainda levou o Ingressa Coren-SP ao campus de São José dos Campos da Universidade Paulista. A coordenadora do curso, Andreara de Almeida e Silva, comemorou a iniciativa: “Por meio do projeto, os alunos do último semestre do curso têm a oportunidade de conhecer mais detalhadamente as atribuições do Coren-SP, bem como seus deveres, proibições e direitos como futuros profissionais de enfermagem. Agradeço o empenho do conselheiro Márcio Bispo e manteremos essa parceria nos próximos semestres”, destacou.

Formandos da Unip São José dos Campos