Santa Casa de Laranjal Paulista celebra alta dos pacientes com coreografias

A Santa Casa de Laranjal Paulista, na região de Piracicaba, encontrou uma maneira alegre e contagiante de humanização no atendimento: quando os pacientes recebem alta, os profissionais de enfermagem comemoram dançando com eles.

Diante do  contexto de sofrimento gerado pela pandemia da Covid-19 e da perda de vidas de conhecidos, pacientes, familiares e colegas de trabalho, a enfermeira Leticia Grande Dias Bello, responsável técnica (RT) da instituição, decidiu comemorar as altas dos pacientes da UTI. “A princípio, comemorávamos com aplausos e balões, porém, com a contagiante alegria dos pacientes, familiares e profissionais, decidimos fazer pequenas coreografias salientando a vitória de todos. Sempre com o consentimento dos pacientes, que participam de forma ativa nas comemorações”, conta.

Equipe de enfermagem da Santa Casa de Laranjal Paulista

A primeira coreografia feita pela equipe aconteceu na alta de um motorista de ambulância que esteve internado por 12 dias, sendo 4 em ventilação mecânica. Além das coreografias contagiantes, o hospital também entrega um certificado de “cura” no momento que o paciente recebe alta. “Por mais que se trate de um certificado simbólico, acreditamos que tenha um grande significado aos pacientes, marcando a vitória de uma batalha difícil e o início de  um novo ciclo de vida, após a cura da Covid-19”, salienta.

Os vídeos divulgados em redes sociais chamaram a atenção de todos na unidade. “A partir daí, a equipe de educação continuada e humanização hospitalar passou a adotar nas práticas de ensinamentos da rotina de enfermagem, capacitações mais dinâmicas e descontraídas. Setores como a maternidade passaram a realizar as comemorações com as gestantes”, conta.

Além da enfermeira, a equipe que iniciou o projeto é composta pelos profissionais Letícia Dias, Deniziane Sanchez Correa, Jéssica Regina Corrêa, Beatriz Balieiro e Lúcia Regina Cajueiro de Paula. “Um ambiente mais humanizado com energia e alegria, sem dúvida, ajuda os pacientes em sua recuperação, dando-lhes esperança de chegar à sua vez de comemorar sua alta”, comemora Letícia.