Semana Mundial do Aleitamento Materno é tema de ciclo de lives do Coren-SP

O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017, que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. Outro índice obtido pelo site do Governo Federal, mostra que os índices nacionais do aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de 6 meses aumentaram de 2,9%, em 1986, para 45,7% em 2020. Já o aleitamento para crianças menores de quatro anos passou de 4,7% para 60% no mesmo período. 

A mesa-redonda “Aleitamento em Tempos de Covid-19” foi uma das atividades do ciclo de palestras…

Em 2017 foi lançado o “Agosto Dourado”, criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com o objetivo de incentivar a amamentação, trazer reflexões e disponibilizar informações sobre a importância do assunto. Dada a relevância do tema, o Coren-SP, pela primeira vez, promoveu um evento com profissionais da enfermagem para debater sobre diversos conteúdos relacionados ao aleitamento materno. A abertura oficial da Semana do Aleitamento Materno, do Coren-SP, iniciou no dia 2 e encerrou no dia 6 de agosto. Por conta da pandemia, as lives foram transmitidas de forma online pelo Canal do Coren-SP no YouTube.

…assim como a live “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos”

A primeira atividade foi a “Abertura Oficial da Semana Mundial de Aleitamento Materno: Uma Responsabilidade de Todos”, moderada pela enfermeira Erli Marques, gerente de enfermagem da Maternidade de Campinas, e com a palestrante Paula Vieira, enfermeira obstetra. Durante a semana, foram apresentados os seguintes temas: Aleitamento em Tempos de Covid-19, pelas enfermeiras Sonia Angélica Gonçalves, Rossandra Cavalcante dos Santos, Marta Cristina Alvarez Rodrigues. A Importância das Políticas Públicas no Sucesso do Aleitamento Materno, apresentada pela enfermeira Sonia Isoyama Venancio; Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos, apresentada pela enfermeira Kelly P. Coca.

Para finalizar o evento promovido pelo Coren-SP, foi realizado na sexta-feira (6/8) o curso “Assessoria de Amamentação – Manejo do Aleitamento Materno”. A atividade foi conduzida por Sandra Abreu, enfermeira obstetra formada pela Universidade Católica de Santos.

As lives foram muito bem recebidas pelos participantes, que somaram quase 2.000 pessoas. Para quem não conseguiu assistir ao vivo, todas as palestras então disponíveis no canal do Coren-SP no YouTube.