Enfermeiros paulistas compõem a nova Comissão Nacional de Terapia Intensiva

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio da Decisão Cofen nº 76/2021, criou a Comissão Nacional de Terapia Intensiva (CNTI) com o objetivo de dar suporte aos enfermeiros intensivistas, aprimorar a formação e fortalecer a área de atuação.

A atual composição da CNTI foi definida pela Portaria Cofen nº 390, do dia 6 de maio de 2021, e é formada pelos seguintes membros: Cacilda Rocha Hildebrand Budke, Rennan Martins Ribeiro, Giane Leandro de Araújo, José Melquiades Ramalho Neto, Lino Eduardo Farah e Dr. Tony de Oliveira Figueiredo.

Primeira reunião da composição atual da CNTI

Os enfermeiros Rennan Martins Ribeiro e Giane Leandro de Araújo são os atuais representantes do estado de São Paulo. “Participar da CNTI como representante dos enfermeiros do Brasil significa reconhecimento da minha jornada e da minha carreira. Compartilhar isso em uma câmara técnica, onde vamos poder discutir as políticas que influenciam a prática do enfermeiro, é uma oportunidade única de colaborar para a saúde pública e para o bem-estar dos pacientes. Sinto-me lisonjeado e responsável, pois as decisões ali formadas irão impactar todo o País”, disse Rennan.

Enfermeiro Rennan Martins Ribeiro

Para a enfermeira Giane, poder representar a enfermagem é muito gratificante: “Ter a oportunidade de desenvolver uma parceria junto ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para divulgar e promover o conhecimento de enfermagem para toda a categoria, atendendo aos anseios e expectativas da classe profissional, é uma grande honra”, conta.

Os deveres dos membros da CNTI incluem: análise responsável e ética das práticas de enfermagem em terapia intensiva, proporcionar respostas às necessidades da comunidade dos enfermeiros intensivistas a fim de fortalecer a prática de enfermagem, articular com a sociedade estratégias para a educação, desenvolvimento e certificação dos profissionais, entre outros. De forma geral, é desenvolver soluções para aperfeiçoar a prática de enfermagem na terapia intensiva com qualidade e segurança.

“Buscaremos fazer isso por meio de ferramentas, informações, suporte pedagógico, ético e político. Podendo participar de reuniões locais, palestras, fóruns, congressos, simpósios e eventos científicos profissionais deliberados pelo Cofen”, ressaltou Giane.

Rennan é graduado desde 2010 em enfermagem e iniciou sua carreira como residente em neurologia e neurocirurgia na Unifesp. Durante a residência trabalhou na unidade de cuidados intensivos neurológicos da instituição. Atualmente é coordenador de enfermagem na unidade de terapia intensiva neurológica e intensiva adulto do Hospital São Paulo.

Giane atua como enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Vila Nova Star e possui 18 anos de experiência dedicados à assistência em cuidados ao paciente crítico.