Enfermeiro promove “Inverno Solidário” durante Semana Internacional de Prevenção às Drogas em Minas Gerais

Com a chegada do inverno, ficam evidenciadas as mazelas às quais as Pessoas em Situação de Rua (PSR) estão submetidas. Com o objetivo de contribuir em ações de cuidados, arrecadações e doações para essa comunidade, o enfermeiro Marcos Antônio Garcia Vieira organiza o “Inverno Solidário”.

Durante o evento, serão desenvolvidas atividades para promover momentos de reflexão acerca das temáticas propostas, como união, lazer e entretenimento, voltados para a comunidade e para os profissionais de enfermagem. As atividades incluem apresentações musicais, artes cênicas, oficinas, promoção de ações humanitárias e, certamente, solidariedade com as famílias das vítimas da Covid-19.

A campanha ocorrerá de forma simultânea em municípios parceiros, por transmissão virtual. “A cada hora recebo manifestações de apoio e parceria de instituições, organizações e conselhos de municípios mineiros e de outros estados também”, disse Marcos.

Toda a organização (desde a concepção, idealização, produção e execução) está sendo feita pelo enfermeiro em parceria com conselhos de outras profissões da saúde e com a ajuda de voluntários.

A programação da campanha “Inverno Solidário” faz alusão ao calendário das atividades estaduais da “Semana Internacional de Prevenção às Drogas 2021” e dispõe da seguinte programação: entre os dias 21 a 25 de junho acontece a Semana Estadual de Prevenção às Drogas, no dia seguinte, (26/6), ocorre uma campanha de sensibilização nas redes sociais com o tema de prevenção às drogas; de 29 a 30 de junho serão transmitidas diversas lives e por fim, em 7 de julho, será realizado o Arraiá da Saúde, com apresentação de um sarau.

As atividades acontecerão de forma virtual, com oficinas, palestras e apresentações culturais. O sarau será no Observatório Restaurante e Bar – MG, com a presença de poucos convidados, obedecendo todas as regras sanitárias que a legislação exige por conta da pandemia.

As doações de comidas, agasalhos e sapatos serão recebidas por instituições parceiras, nos respectivos municípios. Posteriormente será providenciada a distribuição.

Há mais de 20 anos, Marcos realiza ações solidarias de promoção à saúde. “Estive envolvido, como voluntário ou organizador, em campanhas de promoção à saúde e qualidade de vida em várias temáticas: racismo preconceito e discriminação, uso abusivo de drogas, violências e temáticas ligadas aos cuidados ambientais. Sempre me orientei pelas diretrizes dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU)”, conta.

A Enfermagem é comprometida com a produção e gestão do cuidado prestado nos diferentes contextos socioambientais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, família e coletividade. “Essa seria, no desenvolvimento dessa campanha, a contribuição da enfermagem brasileira para transformar nosso mundo”, ressaltou.

Marcos é mestre pela Universidade Federal de Viçosa, foi membro da Comissão Regional/Nacional De Saúde Mental, docente saúde coletiva e parasitologia pela UFV, e docente em políticas públicas de saúde pela  Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa), tutor do programa “Caminhos do Cuidado”, idealizador dos programas “Municípios em Ação”, “Craques Show de Bola”, “Saúde: Trem Bão Demais!”, entre outras atuações.