Fiscalização e conselheiro inspecionam unidades de saúde na região de São José do Rio Preto, São José dos Campos e Guarulhos

O Coren-SP realizou fiscalização nas unidades de saúde das regiões das subseções de São José do Rio Preto, São José dos Campos e em Guarulhos. Todas as visitas vêm sendo voltadas para inspeção de unidades que atendem pacientes com Covid-19. Nessas vistorias, são verificadas o dimensionamento de pessoal, a sobrecarga de trabalho, a disponibilidade e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o fluxo de atendimento relacionado à doença.

No dia 2/6, quarta-feira, a fiscalização do Coren-SP foi realizada pelo fiscal Carlos da Costa e pelo conselheiro Edson Luz, que percorreram o Hospital Alvorada para verificação do atendimento da enfermagem e das condições de trabalho. Na inspeção, estava presente a responsável técnica Jéssica Muhlbauer. Na unidade foi constatada sobrecarga nas escalas dos plantões, e a orientação do fiscal Carlos foi para adequação no dimensionamento de pessoal, com contratação de mais funcionários.

Hospital Alvorada

Além de verificarem a assistência de enfermagem aos pacientes, em todas as fiscalizações foram apresentados aos profissionais da categoria os novos projetos da atual gestão do Coren-SP. De acordo com o conselheiro Edson, os profissionais relataram também ter grandes expectativas em relação ao PL 2564.

“Apresentei os projetos da nova gestão como o Primeiro Emprego, Coren Educação, Coren Sem Fronteiras,  Conselheiro Participativo, Ingressa Coren, entre outros. Além disso, orientamos a votarem no PL 2564, projeto de lei que visa instituir o piso salarial nacional para toda categoria”, disse o conselheiro Edson.

No dia 8/6, terça-feira, a fiscal Mey Fan Wai e o conselheiro Edson Luz foram até a Unidade Básica de Saúde de Pedranópolis, para uma fiscalização de rotina, onde foram acompanhados pela responsável técnica Fabiana Borges Bagagini e pela coordenadora de atendimento básico Débora Coelho. Nessa ação, foi constatado que a unidade possui um fluxo de atendimento adequado. No momento não há casos de Covid-19 na cidade.

Ainda no dia 8/6, a fiscal Mey também realizou a vistoria na UPA de Fernandópolis, acompanhada pelo conselheiro Edson Luz, pelo coordenador da unidade, Rauer Ferreira Franco.

Unidade Básica de Saúde de Pedranópolis
UPA de Fernandópolis

No dia seguinte, quarta-feira (9/6), a fiscalização foi até o Pronto Atendimento do município de Colina e na UPA de Olímpia. A fiscal Geisa Simonato Fermino foi a responsável pelas inspeções, também acompanhada pelo conselheiro Edson Luz.

Pronto Atendimento de Colinas

Já na quinta-feira, 10/6, a fiscal Nice Aparecida de Lima fez duas vistorias: a primeira foi na Santa Casa de Misericórdia de Santa Adélia e, em seguida, no Centro de Saúde de Ariranha.

Em Guarulhos, na quinta-feira (17/6), a fiscal Cintya Rocha do Vale fiscalizou o Pronto Atendimento de Bonsucesso.

Santa Casa de Misericórdia de Santa Adélia
Pronto Atendimento de Bonsucesso