Fiscalização vistoria unidades de saúde em Igaratá, Guaratinguetá e Jacareí

Devido à atual gravidade da pandemia da Covid-19, a fiscalização do Coren-SP tem concentrado seus esforços de inspeção em unidades de saúde que tratam de pacientes com a doença em todas as regiões do estado de São Paulo. Nessas inspeções, é feita a verificação do fluxo assistencial de enfermagem à Covid-19 adotado nas instituições, bem como questões relacionadas à segurança da assistência como a disponibilidade e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelas equipes de enfermagem.

No dia 26/5, quarta-feira, a fiscalização foi até a Unidade Mista de Igaratá. A vistoria foi feita pela fiscal Vanda Cruz, da subseção de São José dos Campos. Na ocasião, Vanda percorreu todas as alas da unidade e conversou pessoalmente com membros da equipe de enfermagem, verificando a disponibilidade e a utilização de EPIs por eles. Vanda foi recebida pela enfermeira Responsável Técnica (RT) pela unidade, Diane Monteiro Lima.

No dia seguinte (27/5), foi a vez da Santa Casa de Guaratinguetá ser inspecionada, também pela equipe da subseção de São José dos Campos: a fiscal Vanda Cruz foi ao hospital acompanhada pelo fiscal Carlos da Costa. A RT Juliana Duarte Gonçalves acompanhou a dupla de fiscais.

Santa Casa de Guaratinguetá

Já na quarta-feira (2/6), os representantes do Coren-SP fiscalizaram o Hospital Alvorada de Jacareí, também na região atendida pela subseção de São José dos Campos. A inspeção foi feita pelo fiscal Carlos da Costa, acompanhado do conselheiro Edson José da Luz. Eles percorreram todas as alas do hospital e verificaram, entre outras coisas, o plano de contingência à pandemia adotado pela unidade, de forma a garantir a segurança dos profissionais que trabalham no hospital, bem como dos pacientes e visitantes em relação à Covid-19.

Depois da ação, Edson falou sobre alguns dos pontos conversados com os profissionais da Santa Casa de Guaratinguetá na ocasião: “Os profissionais estão se sentindo acolhidos pelas nossas inspeções. Falamos dos projetos do conselho, como o Cuidando de Quem Cuida, o Coren-SP Educação, o Núcleo de Atividade de Acompanhamento de Fiscalização (NAAF), o Coren-SP Sem Fronteiras, o Ingressa Coren-SP, bem como sobre o Clube de Benefícios que o conselho oferece para os profissionais com registro ativo”, resumiu.

Hospital Alvorada de Jacareí