Humanização: Enfermagem é protagonista no novo centro de parto natural do Hospital Guilherme Álvaro

Nos últimos anos, vem crescendo a procura por partos naturais. As gestantes buscam um atendimento mais humanizado, com apoio voltado para elas e para o bebê. Os hospitais especializados em partos naturais são de extrema importância para que haja uma assistência humanizada e capacitada, que utilize técnicas não farmacológicas e de escolha das mamães.

No dia 19 de abril foi inaugurado o Centro de Parto Natural no Hospital Guilherme Álvaro. “A Enfermagem Obstétrica é garantia para uma assistência especializada, favorecendo desse modo, um parto mais humanizado, com naturalidade e com um excelente desfecho”, disse Jeane Ferreira Videira, diretora técnica de divisão de enfermagem.

Quarto de parto natural do Hospital Guilherme Álvaro

A nova ala foi aberta no andar térreo do hospital, que foi ampliado e renovado conforme planta física e normas da Rede Cegonha. Mesmo com os desafios decorrentes da Covid-19, Jeane conta que o novo centro já está funcionando plenamente e tem capacidade para acolher 180 gestantes por mês. “Os atendimentos são individualizados, embasados cientificamente, conforme as necessidades e desejos maternos, garantindo um momento único para mãe e filho”, explica.

De acordo com Jeane Videira, a maioria dos partos ainda ocorre por cesárea. Porém, o parto natural é sempre estimulado conforme patologias e histórico obstétrico. Ao escolher pelo parto natural, a mulher opta pelo fisiológico e sua recuperação ocorre de forma mais rápida, podendo retomar suas atividades diárias plenamente. Além disso, também evita riscos maiores de infecção e hemorragias pós-parto.