Semana da Enfermagem 2021 se encerra com falas de presidentes do Coren-SP e da ABEn-SP

A Semana da Enfermagem 2021, realizada pelo Coren-SP em parceria com a ABEn-SP, chegou ao fim nesta quinta-feira (20/5), com a atividade de encerramento “O trabalho da enfermagem em tempos de crise”, transmitida ao vivo no canal do Coren-SP no YouTube.

O encerramento foi feito em conjunto pelo presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos e pela presidente da ABEn-SP, Vilanice Alves de Araújo Püschel, que fez a primeira fala da noite. Ela lembrou a importância da data da Semana da Enfermagem, uma das datas comemorativas mais tradicionais do país. “A Semana da Enfermagem foi instituída oficialmente por um decreto do então presidente Getúlio Vargas em 1938. Ela serve para comemorar tanto o nascimento de Florence Nightingale, em 12 de maio, quanto o falecimento de Ana Neri, em 20 de maio”.

James e Vilanice durante o encerramento oficial da Semana da Enfermagem 2021

Vilanice lembrou o quanto o momento atual é peculiar, o que impacta diretamente tanto na assistência quanto nas discussões e reflexões que devem ser feitas acerca do fazer de enfermagem: “Essa pandemia da Covid-19 colocou em evidência muitos problemas. As fragilidades e os desafios sociais, econômicos e políticos que são históricos. As professoras Marina Peduzzi e Ivone Cabral afirmam, em seu ‘Caderno de Dicas’, que há mais do que nunca a necessidade de profissionais de enfermagem para o enfrentamento da atual crise sanitária”, disse, destacando a imprescindibilidade dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem dentro do contexto atual.

Em sua fala, Vilanice aproveitou ainda para conclamar os profissionais de enfermagem ao combate contra os graves problemas que assolam nossa sociedade e nosso sistema de saúde neste momento: “A incerteza é o momento que nos abre para o novo. Quando a incerteza bate em nossa porta, é o momento da criação. Você já parou para pensar que uma grande descoberta começa com uma incerteza? Neste tempo de incerteza e de crise, é hora de questionarmos: até quando vamos permitir tanta desigualdade? Até quando vamos permitir essa necropolítica? A enfermagem não pode se calar”.

A presidente da ABEn-SP encerrou sua fala com uma citação do filósofo e místico católico Santo Agostinho: “Precisamos manter a chama acesa. Santo Agostinho tem uma citação que é ‘a esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem. A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão e a coragem, a mudá-las’. Quero agradecer de coração a cada um de vocês que esteve conosco celebrando a Semana Brasileira de Enfermagem. Um grande e afetuoso abraço, obrigada!”, encerrou.

No fim da apresentação, James e Vilanice fizeram um encerramento oficial conjunto da Semana Brasileira de Enfermagem 2021.

O presidente do Coren-SP, lembrou em seu discurso a importância dos técnicos e auxiliares de enfermagem, cujo dia é comemorado em 20 de maio. “O Coren-SP inaugura uma nova fase de poder trazer ao profissional de enfermagem, que já estava pedindo há bastante tempo, a oportunidade de participar de treinamentos no período noturno. Gostaria de lembrar também que hoje comemoramos o dia do auxiliar e técnico de enfermagem, a categoria que corresponde ao maior número de profissionais dentro da equipe de enfermagem”.

O presidente do Coren-SP também conclamou os profissionais a assumirem a luta política em prol das bandeiras da enfermagem: “Na última semana tivemos a discussão de novo PL 2.564/2020 no Senado Federal, que é o PL que versa sobre nosso piso salarial. Nosso PL foi colocado para passar pelo Colégio de Líderes da casa e é preciso que a enfermagem entenda que isso não é uma perda. Continuaremos lutando pelo PL ao lado de todos os nossos profissionais. Neste momento precisamos da aprovação do nosso projeto. Precisamos empoderar nossos espaços políticos. Ocupar nossos espaços na gestão pública, na ciência, na pesquisa, desenvolver nossos movimentos estudantis. Precisamos buscar e envolver toda a população. Nossas reivindicações são de profissionais, mas devemos lembrar que todos nós somos membros de uma sociedade que deve estar unida para promover transformações”, afirmou James.

Para encerrar, James, reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da categoria: “Somos a mola motriz da saúde brasileira. Sem enfermagem não existe cuidado em nenhuma das esferas, seja ela pública ou privada. Venho reafirmar o compromisso da nossa gestão em buscar a valorização da nossa profissão e em dialogar com os demais órgãos de classe e buscar a nobre arte do fortalecimento da nossa profissão. Muito obrigado a todos e preparem-se, pois em 2022 faremos ainda mais”.